Ação Cultural

 

BIBLIOCINE 

Bibliocine Marca designer gráfico

Exibindo filmes nacionais e estrangeiros sob uma perspectiva pedagógica, o projeto apresenta-se como uma forma de proporcionar aprendizado e entretenimento de qualidade à comunidade, incluindo bate-papos com docentes, técnicos administrativos ou profissionais externos.

Notícias: 1, 2, 3 Fotos: 1, 2


 

BIBLIOTROCA IFS

marca bibliotroca 2

O projeto busca angariar doações de livros de literatura para o acervo, com posterior troca dos exemplares entre os usuários que doaram as obras. Esta ação enriquece e diversifica o acervo de literatura, além de estimular o envolvimento pela leitura e a atitude colaborativa.

Notícias: 1, 2; 3, Fotos: 1, 2

 

 

CAFÉS LITERÁRIOS, SARAUS DE MÚSICA E POESIA

SarauMomentos de muita beleza e riqueza cultural, buscam incentivar o apreço pela leitura e escrita de poemas e pela música em geral. Estes eventos também revelam-se como uma oportunidade para divulgar os dons artísticos da comunidade para poesia, música e artes. Personalidades podem ser convidadas para discutir o tema do evento ou realizar apresentações artísticas.

                                   Notícias: 1, 2, 3, 4 Fotos:1, 2, 3


DATAS ESPECIAIS

Datas Especiais2Eventualmente, as bibliotecas promovem comemorações como o Dia da Biblioteca, Dia do Abraço e diversos festejos populares. Tais ações, empreendidas em parceria com outros profissionais, buscam fortalecer o espírito de unidade, além de atrair a atenção da comunidade para o ambiente da biblioteca. Ocasionalmente, são realizadas participações em eventos criados por outros setores do campus.

Notícias: 12, 3, 4, 5; Fotos:1, 2, 3

 

CONCURSOS DE CUNHO ARTÍSTICO-CULTURAL:

Concurso culturalConcursos com temáticas variadas que buscam despertar entre os discentes ou em toda a comunidade o interesse pela produção artística e cultural. Através da Diretoria Geral, são realizados simultaneamente em todas as bibliotecas do Instituto, a fim de garantir imparcialidade nos resultados e oportunidades iguais a todos os participantes. Versam sobre poesia, redação, fotografia, histórias em quadrinhos entre outros temas.

Notícias: 12; Fotos: 1, 2


DESCOBRINDO ARTISTAS:

Logo Descobrindo artistas21Os alunos são estimulados a publicar suas produções artísticas, entre elas poesias, contos, desenhos e fotografias. Busca-se despertar entre os leitores o gosto pela arte e a valorização dos talentos individuais. As obras são expostas através dos canais de comunicação que a biblioteca dispõe, tais como murais, TV indoor e redes sociais.

Notícias: 12; Fotos: 1, 2

 

DIA D: literatura, cultura e arte:

Marca dia D2Além de promover maior aproximação com a população estanciana, o evento busca integrar as comemorações pelo aniversário da cidade. A programação inclui palestras sobre a valorização da cultura e história de Estância, e a importância da literatura e da biblioteca para a comunidade; exposições de livros publicados por autores, escritores, poetas e cordelistas locais; mostra e varal literário com a literatura de cordel, declamações e recital de poesias; presença de escritores; apresentações de teatro, coral, documentário, capoeira e grupos de dança; exposição com diversos elementos da cultura estanciana e de jornais da região.

Notícias: 12, 3; Fotos: 1, 2


EXPOSIÇÕES CULTURAIS:

Exposições culturais21A fim de aproximar a comunidade da produção artística de personalidades de destaque nos cenários regional, nacional ou estrangeiro são realizadas exposições nas bibliotecas. Uma delas é a Alma Negra, conjunto de banners que ilustram a importante participação dos negros em mudanças sociais através de textos e fotografias. Podem ser realizadas parcerias com bibliotecas públicas, museus e centros culturais.

Notícias: 12; Fotos: 1, 2

 

PALESTRAS, BATE-PAPOS E LANÇAMENTOS DE LIVROS:

Normal

Realização de palestras, lançamentos de livros e bate-papos com escritores e personalidades sobre temas de interesse da comunidade.

Notícias: 12, 3; Fotos: 1, 2, 3, 4

 

 

PREMIAÇÕES DE LEITORES:

Cartaz com fotos dos maiores leitores Uma vez ao ano, no dia da biblioteca, são homenageados os maiores leitores por categoria (preferencialmente, docente, técnico administrativo, discente de cada curso e maior leitor de literatura). Docentes e técnicos são convidados a presentear os homenageados com livros.

 

Notícias: 12, 3; Fotos: 1, 2


SEMANA BIBLIOCULT: cultura além da leitura:

Bibliocult marca 2ªUma semana na qual diversas expressões artísticas são vivenciadas no campus; música, dança, oficina de artesanato, visita cultural, cinema e cordel são algumas das atividades oferecidas à comunidade acadêmica. O objetivo do evento é fazer com que a biblioteca vá além de sua função principal, servindo de ponte para outras fontes de cultura além do livro.

                                     Notícias: 12, 3, 4; Fotos: 1, 2

 

XADREZ NA BIBLIOTECA

MARCA XADREX NA BIBLIOTECA 1

É sabido que o xadrez se constitui em um valioso suporte informacional. Ligado à leitura em sentido amplo, ele estimula o desenvolvimento de capacidades cognitivas em curto espaço de tempo. Portanto, o projeto oferece aos alunos do IFS mais uma alternativa de formação intelectual que se revela como excelente apoio às aulas regulares.

                                       Notícias12; Fotos: 1, 2

©2016 DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação | Hospedado por DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Sergipe