Biblioteca do Campus Socorro promove ações de incentivo à formação cidadã

A Biblioteca deve ser entendida para além da concepção tradicional de que se trata de depósito de livros.

As instituições educacionais, a exemplo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), têm um papel central na formação ética e cidadã dos seus estudantes, pois promovem ações que auxiliam no despertar do senso crítico e criativo dos mesmos. Essas iniciativas devem integrar todos os setores e profissionais que fazem parte da instituição, tais como as Assessorias Pedagógicas, as Coordenações de Assistência Estudantil, as Coordenações de Cursos, as Gerências de Ensino, dentre outros, a fim de que possam ser utilizadas estratégias pedagógicas para tornar a aprendizagem mais lúdica e mais atrativa para os estudantes.

Leia mais:Biblioteca do Campus Socorro promove ações de incentivo à formação cidadã

Poesias escritas por alunos serão publicadas em livro

Intitulada ‘Antologia Poética’, obra será lançada na próxima quarta, 16.

A relação do estudante Lucas Santos Silva com a arte não é recente. Com preferências por temas relacionados à paixão e à tristeza,o garoto já viu duas de suas obras serem publicadas em livros –seus interesses recaem pelo teatro e pelas obras de Carlos Drummond de Andrade. O estímulo da família e dos amigos o levou ao hábito de escrever poesias. E mais uma delas será lançada na próxima quarta, 16, dentro do livro Antologia Poética – a publicação é uma seleção dos melhores poemas inscritos em um concurso realizado pelo IFS neste ano.

Leia mais:Poesias escritas por alunos serão publicadas em livro

Diretoria Geral de Bibliotecas do IFS promove capacitação para o uso da Biblioteca Virtual Universitária

No mês de maio, no Campus Aracaju, o Instituto Federal de Sergipe ofereceu treinamento aos seus bibliotecários e auxiliares de bibliotecas, com a finalidade de capacitá-los para a utilização da Biblioteca Virtual Universitária da Pearson. 

Leia mais:Diretoria Geral de Bibliotecas do IFS promove capacitação para o uso da Biblioteca Virtual...

Pelo terceiro ano, Dia da Biblioteca é celebrado com premiação aos leitores mais assíduos

Homenagens aos alunos foram realizadas por servidores da instituição

 

As comemorações do Dia da Biblioteca remetem ao início da década de 1980, quando um decreto instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. A data exata escolhida para exaltar esse espaço de conhecimento foi 9 de abril – a celebração é crucial para reafirmar, no Brasil, a importância da leitura. Dos seis anos de funcionamento, em três deles o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana marcou a data com a premiação dos seus leitores mais assíduos – neste ano, sete pessoas receberam a homenagem.  

Leia mais:Pelo terceiro ano, Dia da Biblioteca é celebrado com premiação aos leitores mais assíduos

Repositório institucional: visibilidade e preservação em um só lugar

Iniciativa amplia visibilidade da produção científica do IFS, além de democratizar o conhecimento por meio do acesso livre e seguro

Preservar a memória intelectual dos seus pesquisadores, possibilitando a pesquisa, leitura e download de publicações, artigos, trabalhos científicos, patentes, marcas e softwares registrados que foram desenvolvidos dentro da instituição. Esse é o principal objetivo do Repositório Institucional (RIFS), espaço virtual idealizado pela Diretoria Geral de Bibliotecas (DGB) do Instituto Federal de Sergipe (IFS). 

Leia mais:Repositório institucional: visibilidade e preservação em um só lugar

©2016 DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação | Hospedado por DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Sergipe