Página inicial > Central de Conteúdo > Notícias > Biblioteca do Campus Socorro utiliza os jogos para tornar a aprendizagem mais lúdica

Escrito por Administrador | Criado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 11h58 | Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 11h58 | Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 15h05

Os jogos de RPG promovem a prática da leitura e a interação social entre os estudantes.

As bibliotecas dos campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) têm um papel muito importante na formação crítica dos estudantes. Tratam-se de espaços educacionais que desenvolvem ações para tornar a aprendizagem mais lúdica e mais atrativa para os jovens. Nesse sentido, as atividades devem considerar não apenas as funções tradicionais da biblioteca, mais especialmente os projetos de leitura, de contação de histórias, de capacitação para utilização de bases de dados, dentre outras atividades normalmente atribuídas à biblioteca.

Biblioteca IFS Socorro

Além da disponibilização de livros, a unidade de Socorro desenvolve Projetos interdisciplinares, que buscam ampliar os horizontes dos estudantes do campus. O Projeto de RPG (Role Playing Game), que numa tradução livre significa “o jogo de interpretação de papeis”, consiste na utilização de jogos de tabuleiros, jogos de cartas, jogos de computador, jogos de guerra, para promover a leitura e a interação social dos participantes.

O Projeto foi idealizado por Maurício dos Santos Júnior, Bibliotecário do campus, e conta com o apoio técnico e logístico de Lucas Antônio de Jesus Feitosa, auxiliar da biblioteca. As ações acontecem mensalmente e visam romper o paradigma junto aos estudantes que a biblioteca serve apenas para pegar e devolver livros. “Temos desenvolvido ações educativas para que os estudantes de Socorro percebam as potencialidades pedagógicas que podem encontrar na nossa biblioteca. A promoção de jogos é apenas uma das iniciativas que estamos ofertando aos alunos”, ressaltou o bibliotecário.

Os benefícios educacionais dos jogos de RPG desenvolvidos na biblioteca são inúmeros. Primeiramente, estimulam à prática da leitura, já que é fundamental a leitura e compreensão das regras dos jogos. Além disso, promovem a interatividade, pois os jogadores interferem e alteram a história que vai sendo contada. Outra vantagem é que o RPG estimula a visão sistêmica, muito importante para os dias de hoje. Assim, os jogadores deixam para trás o raciocínio linear da maioria dos jogos para perceber o contexto em sua totalidade.

Biblioteca IFS Socorro

“O RPG é um jogo que estimula a colaboração entre os jogadores, ao invés da competição. É por essa razão que se trata do único jogo autorizado pela NASA para fazer parte da sonda tripulada. Isso porque não favorece desentendimentos, o que no espaço poderia causar sérios riscos à missão espacial”, disse Maurício.

Biblioteca IFS SocorroA primeira sessão de jogos realizada no campus Socorro foi mediada por Ricardo Silva Santana Santos, publicitário e estudioso dos jogos de RPG, e contou com a adesão de estudantes do curso de Manutenção e Suporte em Informática. Para o mediador, “o RPG é um jogo muito interessante para ser utilizado em espaços educacionais, pois estimula a leitura, o raciocínio lógico e as relações sociais entre os jogadores”.

Para Jeferson Freitas, estudante do Campus Socorro, o principal benefício de jogar RPG é a interação com os colegas. “Aconselho jogar RPG para quem quer trabalhar a timidez, pois a interação é fundamental para as partidas. Outra vantagem que vejo é que a partidas que tenho jogado têm melhorado a minha concentração e criatividade”, finalizou o estudante.

Outras ações desenvolvidas pela Biblioteca do Campus Socorro

Projeto Bibliocine

Bibliocine IFS SocorroO Projeto Bibliocine consiste na exibição de filmes nacionais e estrangeiros sob a perspectiva pedagógica. Os temas das sessões são escolhidos pelos estudantes, relacionados a temas transversais que promovam a reflexão sobre a ética, o acesso ao conhecimento, dentre outros assuntos que complementem os conteúdos técnicos abordados pelos professores.

Projeto Bibliotroca

Outro Projeto em desenvolvimento é o Projeto Bibliotroca, destinado a democratizar a leitura através da troca de livros doados pelos estudantes e servidores do campus. Além de livros didáticos, também podem ser doados gibis e romances. As trocas podem ser realizadas pelos estudantes e servidores do Campus Socorro das segundas às sextas, das 8 às 17 horas, na Biblioteca.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=307