Página inicial > Comunicados > Servidores qualificados em Mestrado da UFPb usam IFS como objeto das pesquisas
PESQUISA

Servidores qualificados em Mestrado da UFPb usam IFS como objeto das pesquisas

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 17h28 | Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 17h28 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 08h17

Dissertações abordam, por exemplo, a presença da temática ambiental nos cursos integrados e a percepção de alunos sobre rio em Lagarto

2azumaNos dias 7 e 12 deste mês, três servidores realizaram as primeiras defesas do Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento e Meio Ambiente, ofertado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb) para o Instituto Federal de Sergipe (IFS). No total, 19 técnicos administrativos e professores estão passando pela qualificação - as próximas conclusões estão previstas para o primeiro semestre de 2017. As pesquisas produzidas visam ao desenvolvimento dos corpos funcional e docente e, na grande maioria, possuem como objeto de estudo os próprios campi do IFS.

O primeiro servidor a fazer a defesa da dissertação foi o técnico administrativo Fernando Fontes Santos, que exerce atualmente função de ouvidor da Reitoria. Ex-servidor do Campus Lagarto, ele desenvolveu uma pesquisa que buscou identificar a percepção ambiental dos alunos sobre a bacia do rio Piauí, que margeia o município do centro-sul sergipano. “No meu trabalho, descobri que os estudantes têm uma visão antropocêntrica, ou seja, enxergam a natureza principalmente como recurso para satisfazer as próprias necessidades”, aponta Fernando, relevando ainda que, como solução, propôs um trabalho de educação ambiental focado em uma cartilha sobre o uso sustentável da água.

1azumaNeste mês, houve ainda a defesa das dissertações dos professores Luam de Oliveira dos Santos e Gilsia Fabiane Oliveira Moraes. As duas pesquisas trataram sobre o aproveitamento de água – a primeira, envolveu o uso do líquido da chuva para alimentar caldeiras industriais, enquanto a segunda versou sobre a qualidade da água das cisternas domiciliares. Entre os projetos que estão em produção e devem ser concluídos no próximo ano, está uma dissertação que busca detectar a presença da temática ambiental no currículo escolar dos cursos técnicos de nível médio ofertados no Campus Aracaju.

Inscrições abertas

No IFS, o setor responsável pela celebração das parcerias para a oferta de mestrados ao público interno é o Departamento de Pós-graduação (DPG), ligado à Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). Neste momento, técnicos administrativos e professores podem se candidatar a seis vagas voltadas exclusivamente para o IFS do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os aprovados na seleção podem solicitar afastamento sem perda da remuneração para desenvolver os estudos em Natal, local onde ocorrerão as aulas do curso.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=191