Página inicial > Comunicados > Programa Bem-Me-Quer promove palestras sobre ansiedade
SAÚDE MENTAL

Programa Bem-Me-Quer promove palestras sobre ansiedade

Criado: Quarta, 29 de Janeiro de 2020, 11h28 | Publicado: Quarta, 29 de Janeiro de 2020, 11h28 | Última atualização em Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 10h37

Palestras ansiedadeEvento será dia 07 de fevereiro, no Centro de Pós-Graduação. Inscrições serão feitas pelo SisPubli

Janeiro é o mês dedicado à saúde mental. E o Instituto Federal de Sergipe, por meio do Programa Bem-Me-Quer, lançado em novembro do ano passado, vai realizar palestras que têm como tema geral Cuidando da Mente e do Corpo. O evento será no próximo dia sete de fevereiro, no centro de Pós-Graduação, a partir das 8h30.

O evento vei reunir profissionais das áreas de Psicologia e Psiquiatria para discutir temas relativos a ansiedade. A médica psiquiátrica Thayne Sobral Cardoso, da UFS, vai ministrar a palestra ‘Como a Ansiedade pode interferir no seu bem-estar?”. Em seguida, o psicólogo André de Brito, instrutor de Mindfulness vai explanar sobre ‘Como o Mindfulness - consciência, vigilância e atenção plena -, pode ajudar pessoas com ansiedade?”. As inscrições vão até o dia 06/02, pelo SisPubli.

O ciclo de palestras do programa Bem-Me-Quer é em alusão à campanha nacional do Janeiro Branco, a maior do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade, que este ano tem como convite ‘precisamos falar sobre saúde mental!’, que atenta as pessoas para cuidarem de si e da saúde de todos, a fim de contribuir para um mundo com mais sentidos, mais harmonia e mais culturas saudáveis para as mentes, os corpos e as relações sociais.

Depressão e ansiedade

A depressão e a ansiedade estão entre as maiores causas de afastamento do trabalho no país. Em 2018 foram 104.109 pedidos de afastamento contra 90.344 em 2017. Um aumento de 15,23%. A OMS – Organização Mundial de Saúde alerta que, até o final deste ano, a depressão deverá ser a maior causa de afastamento do trabalho em todo o mundo.

“Por ser um dos principais motivos de afastamentos das pessoas no trabalho, entendemos que o Programa Bem-Me-Quer, por ter sido criado para cuidar da saúde tanto física quanto mental do servidor não poderia deixar um tema tão relevante e atual passar despercebido’, destaca a coordenadora do Programa, Elizabete Cássia de Santana Nascimento.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=191