Página inicial > Processo Seletivo > Campus São Cristóvão vence 2ª Gincana Integrativa do IFS

Campus São Cristóvão vence 2ª Gincana Integrativa do IFS

Escrito por Administrador | Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2012, 15h11 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Durante todo o dia 7 de novembro, a Diretoria de Assistência Estudantil (Diae) realizou a 2ª Gincana Integrativa, no Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Glória. O evento, que teve como grande campeã a equipe do Campus São Cristóvão, contou com a presença de alunos, professores e técnicos administrativos de todos os campi do IFS.

A ação teve como objetivo integrar os estudantes e servidores do IFS para discutir e vivenciar a temática do Desenvolvimento Sustentável, a fim de construir um grande movimento de sensibilização dentro e fora da comunidade escolar. Durante o evento, foram promovidas diversas atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar através de práticas alusivas ao desenvolvimento sustentável, processos de reciclagem, reutilização de materiais, teatro, dança, cordel, paródias e campanhas educativas.

O júri da gincana foi composto pela pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, o diretor de Planejamento de Obras e Projetos, Pablo Sousa, a coordenadora adjunta do Pronatec, Lúcia Brito, o pedagogo Cléber Marques, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e o administrador Paulo Rege, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin). Segundo a comissão organizadora do evento, estiveram presentes cerca de 450 pessoas, entre estudantes, professores, técnicos administrativos do IFS, além de membros da comunidade externa.

Equipe campeã

Segundo o professor Alfredo Cabral, diretor geral do Campus São Cristóvão, os estudantes tiveram um desempenho bastante positivo. “Pudemos observar que nossos os alunos têm entrosamento, trabalham em equipe com facilidade. Acredito que esse resultado é fruto da convivência entre eles, promovida especialmente pelo internato. Apesar da equipe ter formação diversificada, a relação solidária sempre prevalece”, diz.

O professor Róger Carlos, responsável pela equipe, conta que toda a comunidade acadêmica está orgulhosa pela conquista do 1º lugar na gincana. “A vitória foi o ápice, a consagração do trabalho desenvolvido. Os alunos, desde o início, abraçaram a iniciativa. Além disso, tivemos o apoio da direção geral do campus”, afirma.

Vitória

O estudante Ítalo Oliveira, do curso de Agroindústria, acredita que a vitória se deve ao maior tempo de estruturação e preparação da equipe. “A equipe estava organizada, cada em sabia onde e como atuar. Além disso, a direção apoiou a equipe, cedeu espaço para treinarmos, colaborou. Ano passado, nós não esperávamos a vitória. Este ano também não. Os campi apresentaram equipes fortes. Ganhar, sabendo da qualidade dos outros grupos, é muito gratificante”, ressalta.

Já a aluna Mônica Estefanie dos Santos, também do curso de Agroindústria, acredita que o evento realmente cumpriu com a sua proposta de integração. “A gincana possibilitou que observássemos as novas experiências relacionadas à sustentabilidade adotadas por outros campi. Gostei muito das atividades, principalmente das apresentações de música, dança e cordel, que para mim foram as mais legais”, conta.

O professor Alfredo também acredita que a gincana promoveu a integração entre os estudantes de todos os campi do IFS. “Essa é uma atividade saudável, que permite a competição e valoriza a participação. Os alunos entram para ganhar, mas sabem que podem perder. Essa consciência participativa é importante”, defende.

Confira classificação final das equipes participantes da gincana: