Instituto Federal de Sergipe

IFS vai participar do Programa de Bolsa Permanência do Governo Federal

O Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), irá lançar o Programa Bolsa Permanência. O Instituto Federal de Sergipe (IFS) vai participar da iniciativa, comprometendo-se a realizar o cadastro e o acompanhamento acadêmico dos alunos beneficiados.

Através dessa ação, o MEC irá conceder uma bolsa a todos os alunos com renda per capita familiar inferior a um salário mínimo e meio e que estejam matriculados em curso de graduação com carga horária igual ou superior a cinco horas diárias. O intuito é contribuir com as ações que visam ampliar o acesso à educação superior e diminuir os índices de evasão e repetência.

A medida amplia a atual Política de Assistência Estudantil empreendida pelo MEC, que tem como princípio a afirmação da educação superior como política de Estado; a igualdade de condições para o acesso, a permanência e a conclusão de curso nas IFES; a garantia da democratização e da qualidade dos serviços prestados à comunidade estudantil; a defesa em favor da justiça social e a eliminação de todas as formas de preconceito.

O principal objetivo do Programa Bolsa Permanência é garantir a permanência e a diplomação, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.

Confira ofício enviado pelo MEC aos reitores das universidades e institutos federais.