Propex recebe inscrições para o Pibic AF até o dia 15 de agosto

Escrito por Administrador | Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 08 de Agosto de 2014, 09h38 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Corbis-42-34100948O Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), acaba de publicar o edital para seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF). Podem participar da iniciativa, com duração de 11 meses, professores orientadores, coorientadores e alunos de nível superior da instituição.

Alguns dos objetivos principais do Pibic-AF são contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa entre os beneficiários de políticas de ações afirmativas para ingresso no Ensino Superior; possibilitar o acesso e a integração desses estudantes na cultura científica; e contribuir para o desenvolvimento da competência científica do país e a diminuição das assimetrias regionais e locais.

Submissão

Os projetos devem ser submetidos através do Sistema de Publicações do IFS até o dia 15 de agosto. O número total de vagas será de 5 (cinco). O valor da bolsa disponibilizada aos alunos será de R$ 300, pagos pelo IFS durante 11 meses.

Será disponibilizada para cada projeto selecionado uma cota única de auxílio financeiro no valor de R$ 1.000. O recurso deve ser utilizado para custear, exclusivamente, despesas do projeto com material de consumo, material permanente e prestação de serviços de pessoas jurídicas.

Requisitos

O orientador do projeto deve ser professor vinculado ao IFS com titulação de mestre com 40 horas ou dedicação exclusiva; e ser membro de Grupo de Pesquisa do CNPq atualizado no ano de 2014 e validado pelo IFS.

O aluno deve ser regularmente matriculado no IFS em curso de nível superior vinculado aos cursos da área de abrangência do projeto e comprovadamente atendendo o que prevê a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, Decreto nº 7.824 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18 de 11 de outubro de 2012, a qual estabelece à inclusão social por sistema de cotas (vagas de ação afirmativa) para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas públicas, ou ainda, estudantes oriundos de famílias com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário- mínimo (um saláriomínimo e meio); não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades do seu curso e da pesquisa, além de não estar recebendo bolsa de nenhum outro programa do IFS; possuir Currículo Lattes atualizado no ano de 2014; ter rendimento acadêmico com frequência global igual ou superior a 75% e média mínima estipulada pela instituição.

O resultado parcial da seleção deve ser divulgado no dia 25 de agosto, seguido do período para interposição de recursos, no dia 26. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 28. Os projetos devem ser iniciados no dia 2 de setembro.

Confira edital completo.

registrado em: