Alunos da oficina de teatro da Propex participam de exercício performático

Escrito por Administrador | Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2014, 11h21 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
No último mês, os alunos que integram a oficina de teatro promovida pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), no Campus Aracaju, participaram do exercício performático 'Estereótipos Caos Religioso'.

A oficina é ministrada pelo estagiário de Teatro do IFS e graduando em Teatro pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Estevão Andrantos. As aulas acontecem às quartas-feiras, nos turnos manhã e tarde, para alunos e servidores do IFS, além da comunidade externa, e combinam o conhecimento prático ao teórico, com apreciação de materiais em vídeos, aulas de consciência corporal e interpretação.

Foto 1 - Alunos da oficina e o estagiário Estevão Andrantos ok Foto 2 - Cézar Silva ok Foto 6 - Andrey Costa ok

Performance

Segundo Estevão, a proposta da performance era entender que a linguagem da expressão artística tem possibilidades infinitas de realizações. "A minha inspiração para essa performance foi o trabalho de Pina Bausch. A ideia era trabalhar com estereótipos, então propus aos alunos que eles trouxessem algo escrito que refletisse um pouco da essência de cada um e depois interpretassem o que estava escrito", conta. Em momento posterior, os alunos pesquisaram sobre estereótipos de líderes religiosos e desenvolveram esse estereótipo corporalmente.

Wilma Moraes conta a sua expectativa antes da apresentação. "De imediato, fiquei surpresa com a construção do cenário: um ambiente antes repleto de materiais que aos nossos olhos jamais poderiam se apresentar como estéticos ajudavam a criar o cenário. Não posso deixar de ressaltar o cuidado de Estevão em criar para nós um ambiente confortável, que trouxe segurança para enfrentarmos o medo da nossa primeira apresentação, a sensação de despreparo e o receio da exposição ao público", relata a estudante.

Foto 4 - Suanny Araújo ok Foto 3 - Wilma Moraes ok Foto 5 - Brisa Eloi ok

Segundo o aluno Cézar Silva, depois de alguns meses de aulas intensas e preparação para a performance, foi gratificante ver o trabalho sendo realizado. "O feedback vinha de forma imediata, pela reação, olhares e sentimentos transmitidos pelo público. O teatro é magicamente gratificante e o trabalho desenvolvido pela Propex é magnífico, temos mais arte para levar para aos corredores do instituto", afirma.

registrado em:
ID Item de menu ativo: