Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Instituto Federal de Sergipe

Profissionais de Informática fazem ligação entre real e virtual

Num mundo em que os computadores fazem cada vez mais parte do dia a dia da maioria das pessoas, os profissionais da Informática têm um papel fundamental, facilitando a relação homem - máquina. Esse profissional, homenageado no dia 19 de outubro, é responsável por manter em pleno funcionamento desde computadores domésticos até grandes redes corporativas, além de criar programas e desenvolver soluções para os problemas cotidianos.

Sabendo da demanda crescente por profissionais de Informática no mercado de trabalho, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) oferece atualmente quatro cursos na área: o superior em Sistemas de Informação e os técnicos de Informática; Redes de Computadores; e Manutenção e Suporte de Informática.

O coordenador do curso de Informática do IFS, Fábio Melo, acredita que o profissional de informática deve possuir qualidades como criatividade e boa comunicação. “Para ser um bom profissional, é necessário preencher alguns requisitos, como saber trabalhar em equipe, possuir facilidade de comunicação e relacionamento, ser criativo e pró-ativo”, ressalta.

Para o professor, hoje o principal desafio do profissional da área de informática é se manter atento às mudanças. “É preciso estar atualizado, acompanhar as novidades do mercado e estar sempre lendo e se informando sobre as novas formas de resolver os problemas que surgirem”, explica Fábio.

Desde a infância

É ainda na escola que muitos jovens descobrem a afinidade com a área de Informática. Foi assim com o Diego Cardozo, analista de sistemas do IFS. “Desde a minha época de colégio eu gostava das aulas de informática, de aprender a usar o computador e conhecer os programas. Mais tarde, fui procurando informações sobre o assunto, acabei me interessando de verdade e decidi fazer disso minha profissão”, conta.

Segundo Diego, o que mais o atrai na profissão é o fato de estar sempre adquirindo conhecimento. “Trabalhar com Informática é estar em constante processo de pesquisa, criação e busca de novas maneiras para resolver um problema”, diz o analista.