Página inicial > Processo Seletivo > Gincana Integrativa do IFS foi um sucesso

Gincana Integrativa do IFS foi um sucesso

Escrito por Administrador | Publicado: Sexta, 13 de Janeiro de 2012, 09h39 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Na última quarta-feira, 11, alunos de todos os campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) lotaram o Ginásio de Esportes do Campus Aracaju para participar da I Gincana Integrativa. Com o tema ‘Viva a Diferença’, o evento teve como principal objetivo promover a integração, sensibilizando os estudantes e servidores  com relação ao respeito as diferenças, além de resgatar os aspectos históricos e culturais de cada cidade.

De acordo com Maria Eliane Vargas, diretora de Assistência Estudantil, a participação dos estudantes no evento foi bastante satisfatória. “Tivemos cinco equipes, cada uma com uma cor de camisa diferente representando seu campus. Os alunos participaram ativamente das atividades e fizeram belas apresentações. Tenho certeza de que essa primeira gincana servirá de exemplo para que trabalhos como esse possam ser desenvolvidos aqui do IFS”, diz.

Animada com a gincana, a aluna Isis Fernandes, do curso de Edificações do Campus Lagarto, ressaltou a importância da atividade. “Adorei a gincana. Acho que eventos como esse deveriam acontecer mais vezes, porque essa é uma forma descontraída de fazer com que os alunos dos outros campi possam se conhecer, trocar experiências e ter um dia diferente”, conta.

Aspecto social

Para o estudante Robson Lima, do curso de Agropecuária do Campus São Cristóvão, além de proporcionar aos alunos diversão e troca de conhecimento, a atividade também possui um aspecto social. “A gincana é importante pois, além de nos dar a oportunidade de interagir com alunos dos outros campi, é composta por tarefas como a arrecadação de alimentos, que estimulam os alunos a ajudarem o próximo através da doação desses alimentos para instituições sociais”, explica.

As tarefas desenvolvidas durante a gincana destacaram a cultura de cada região relatada através da literatura de cordel, comidas típicas e resgate do folclore. As equipes também apresentaram paródias e peças teatrais com temas relacionados ao uso de drogas, gravidez na adolescência e bullying.

Além disso, o golbol e o vôlei sentado, tarefas de caráter inclusivo, reuniram estudantes e paratletas numa mesma partida. Ao final do evento, todas as equipes receberam troféus e outros prêmios. O grande campeão da gincana foi o Campus São Cristóvão, seguido pela equipe do Campus de Estância, que ficou em segundo lugar, e pelos alunos do Campus de Glória, que conquistaram a terceira colocação.