Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Revista editada por professor do IFS é avaliada com Qualis B5 pela Capes

Escrito por Administrador | Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2012, 11h21 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
A revista ‘Caminhos da Educação Matemática’, editada pelo professor Laerte Fonseca, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), acaba de ser avaliada com Qualis B5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O periódico, que é publicado anualmente, é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (Gepem) do IFS.

Primeiro e único periódico científico de Sergipe na área de Educação Matemática, a revista pretende fomentar e difundir o tema em todo o território sergipano. “Essa é a primeira vez no estado que um periódico sobre o tema é avaliado através do Qualis, isso legitima o compromisso do nosso grupo de pesquisa. Os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFS podem se sentir privilegiados”, ressalta Laerte, doutorando em Educação Matemática pela Uniban (SP).

Para o professor, a publicação desse periódico pelo IFS é de grande importância para a instituição. “Com isso, o instituto mostra que estimular a produção intelectual da sua comunidade acadêmica é uma das suas prioridades. É importante também que os alunos e professores do IFS enviem seus artigos para publicação na revista”, destaca.

Segundo o editor do periódico, no volume de 2008, por exemplo, foram publicados três artigos de professores, e no de 2010, a revista contou com o texto de uma aluna do curso de Matemática do instituto. Os interessados em publicar artigos sobre Educação Matemática deverão enviar o material para o e-mail gepem.revista@hotmail.com até o dia 31 de março de cada ano.

Divulgação

Laerte conta, ainda, que outra conquista foi a divulgação da revista, inclusive com suas normas de publicação, no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). “Isso é muito importante para dar visibilidade ao periódico não apenas em Sergipe, mas em todo o Brasil”, destaca o professor.

Com sua 4ª edição, referente a 2011, pronta para ser impressa e publicada ainda no mês de janeiro, a revista busca discutir temas da contemporaneidade, principalmente a formação de professores de Matemática. Atualmente, integram o conselho editoral, além de Laerte, os professores Ivanete Batista (UFS), Rita de Cássia Pistóia (UFS), Denize Souza (UFS), Marlene Alves (Uniban), Sérgio Lorenzato (Unicamp), Verilda Speridiao (Unifesp) e Marger Venturana (Ufop).

Qualis

O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

Fim do conteúdo da página