Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eletrotécnica

Escrito por Administrador | Criado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 17h57 | Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 17h57 | Última atualização em Segunda, 26 de Março de 2018, 15h26
curso técnico
Eletrotécnica
 
Sobre o curso

O curso Técnico em Eletrotécnica do Campus de Estância insere-se como peça importante no desenvolvimento socioeconômico do Estado de Sergipe, e em especial a cidade de Estância tendo em vista o planejamento curricular e estrutural coadunado com a política governamental nas esferas estadual e municipal no tocante aos aspectos sociais, econômicos e culturais e seu desenvolvimento através da Ciência e Tecnologia. Ao final de sua formação, o profissional técnico de nível médio em Eletrotécnica deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:

• Instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
• Participar na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações;
• Atuar no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas;
• Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas;
• Participar no projeto e instalar sistemas de acionamentos elétricos;
• Executar a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.

Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança

Campus Estância

O Campus Estância é fruto da segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promovido desde 2005 pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Em 2008 foi autorizada a construção de 150 novos campi pelo país, dentre os quais o do município de Estância, na região Sul de Sergipe.

A criação do Campus em Estância busca promover o desenvolvimento sustentável da região Sul por meio da oferta de cursos e programas que possibilitem a qualificação técnica e inclusão social da população e, concomitantemente, através da realização de pesquisas e de inovações tecnológicas que possibilitem a supressão das principais demandas socioeconômicas regionais. Os cursos ofertados atualmente são de Eletrotécnica, Edificações, Recursos Pesqueiros, Aquicultura e Engenharia Civil.

Em outubro de 2014 o Campus Estância foi transferido das instalações provisórias na antiga Escola de Comércio para o bairro Cidade Nova. O novo prédio é dotado de três blocos com 12 salas de aula para até 50 alunos, 13 laboratórios, biblioteca, cantina, área de convivência e mais a área administrativa, que inclui, entre outras coisas, auditório, sala dos professores, departamento médico, setor financeiro e de apoio ao ensino. O terreno tem cerca de 55 mil m2, dos quais 5.597,65 m2 são de área construída. A estrutura tem capacidade para receber 1.200 estudantes, nos três turnos, o que irá mais que dobrar a capacidade atual.

Duração: 2 anos (subsequente) / 3 anos (integrado)





 

  Mercado de trabalho

Concessionárias de energia elétrica / Prestadoras de serviço / Indústrias em geral, nas atividades de manutenção e automação / Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

O curso Técnico em Eletrotécnica traz uma alternativa relevante para a formação de novos profissionais nesta área, preparando-os para o entendimento, utilização e adaptação de novas tecnologias bem como para as inovações tecnológicas. A criação do Curso Técnico em Eletrotécnica é fruto de uma análise reflexiva das necessidades regionais, onde a modernização das instalações industriais existentes, bem como a instalação de novas plantas, projeta um crescimento do mercado de trabalho para profissionais da área.

No Estado de Sergipe, as grandes unidades industriais estão ligadas aos segmentos têxteis, químicos, combustíveis e de máquinas e equipamentos, os quais justificam a oferta do Curso Técnico em Eletrotécnica visando atender a uma clientela de profissionais de nível técnico que pretendam atuar na análise, projeto, operação e manutenção relacionada com as áreas de Energia Elétrica.

Estância possui em seu território a empresa SULGIPE, distribuidora de energia elétrica em toda a região sul sergipana, esta emprega centenas de funcionários e necessita periodicamente de mão de obra qualificada. A cidade de Estância voltou a ser foco principal dos investidores da iniciativa privada, seja na área habitacional, da indústria ou comércio, são dezenas de construções sendo realizadas simultaneamente em todos os cantos da cidade, as quais precisam de técnicos em eletrotécnica e outros profissionais da área de construção civil para atender as necessidades e as demandas emergentes.

A proposta de um Curso Técnico voltado para o campo da Eletrotécnica, respaldada no contexto histórico, na organização da educação profissional prescrita pela legislação vigente, nas condições objetivas e potenciais existentes no Estado de Sergipe e na experiência acumulada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe, pretende formar profissionais que consigam aliar o domínio específico das tecnologias ligadas ao ramo profissional da Eletrotécnica a uma visão sinóptica dos processos tecnológicos, presentes no atual contexto de reestruturação produtiva.

Portanto, o Curso Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica, visa a preparação de profissionais em dois (2) anos que detenham simultaneamente, uma formação técnico- científica sólida em conformidade com as tecnologias atuais empregadas pelo setor produtivo em nosso Estado, proporcionando-lhes a construção de saberes e conhecimentos gerenciais necessários aos processos Industriais, sem, no entanto, perder a dimensão social e a visão humanista do processo produtivo.

O convenio firmado com a Petrobras, vem aumentando as possibilidades de entrada no merdado trabalho, visto que é de interesse da Petrobras aproveitar os alunos participantes dos projetos desensolvidos durante seu tempo de estudo no IFS. Existe também a possibilidade desses alunos após formados pestarem concursos para Eletrotecnico a nível nacional para o ingreso em empresas como Eletrobras, petrobras, Chesf.

As disciplinas técnicas básicas correspondem aos conhecimentos na área de Eletricidade necessários para compor o pensamento crítico e proativo nas disciplinas tecnológicas. Essas, por sua vez, irão formar as competências desejadas na área de eletrotécnica. As disciplinas técnicas básicas cobrem os seguintes campos:
Instalações Elétricas;
Eletrônica Digital;
Eletrônica Analógica;
Instrumentação Industrial;
Máquinas Elétricas;
Eletrônica de Potência;
Fontes Alternativas e Conservação e Eficiência Energética.

 

As disciplinas tecnológicas possuem conteúdos que possibilitam a adequada apreensão, pelo aluno, a um aperfeiçoamento profissional inserido no contexto de uma área de habilitação.
Cobrem os seguintes campos Projetos Elétricos Industriais e Subestação;
Projetos de Linhas e Redes e Materiais; Sistemas de Potência;
Projetos Residenciais e Prediais;
Programação Ladder;
Manutenção Elétrica;
Acionamentos Elétricos e Automação.

 

  Matriz curricular

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROTÉCNICA
1º PERÍODO
DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAula 50 minHoraTeóricaPrática
Inglês Instrumental - 36 30 30 0 -
Desenho Técnico - 72 60 0 60 -
Português Instrumental - 36 30 30 0 -
Eletricidade I - 126 125 105 0 -
Eletricidade Experimental - 54 45 0 45 -
Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho - 36 30 30 0 -
Total-360300195105*

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROTÉCNICA
2º PERÍODO
DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAula 50 minHoraTeóricaPrática
Desenho Assistido por Computador - 72 60 0 60 -
Eletricidade II - 126 105 6 15 Eletricidade I
Instalações Elétricas - 54 45 15 30 Eletricidade Experimental
Eletrônica Digital - 54 45 30 15 Eletricidade I
Eletrônica Analógica - 54 45 30 15 Eletricidade I
Empreendedorismo - 36 30 30 0 -
Total-396330195135*

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROTÉCNICA
3º PERÍODO
DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAula 50 minHoraTeóricaPrática
Programação Ladder - 54 45 30 15 Eletrônica Digital
Instrumentação Industrial - 54 45 30 15 Eletricidade II
Sistemas de Potência - 72 60 60 0 Eletricidade II
Projetos Residenciais e Prediais - 90 75 30 45 Instalações Elétricas
Máquinas Elétricas - 72 60 45 15 Eletricidade II
Eletrônica de Potência - 54 45 30 15 Eletrônica Analógica
Total-396330225105*

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROTÉCNICA
4º PERÍODO
DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAula 50 minHoraTeóricaPrática
Projetos Elétricos Industriais e Subestação - 72 60 30 30 Projetos Residenciais e Prediais
Projetos de Linhas e Redes e Materiais - 72 60 30 30 Projetos Residenciais e Prediais
Fontes Alternativas - 36 30 30 0 -
Manutenção Elétrica - 54 45 15 30 Instalações Elétricas
Acionamentos Elétricos e Automação - 108 90 60 30 Máquinas Elétricas e Programação Ladder
Total-37831522590*

 

RESUMO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROTÉCNICA
Carga horária teóricaCarga horária práticaCarga horária total
840 Horas 435 1.275 h.r.

 

 

  Infraestrutura

O curso conta com um quadro de professores mestres e especialistas em cada área do conhecimento de suas disciplinas. Apresentando um amplo acervo bibliográfico com obras que irão subsidiar os alunos em seus estudos individuais e com uma excelente estrutura laboratorial com máquinas e equipamentos de ultima geração, sendo os laboratórios já em funcionamento.
Desenho Técnico
Eletricidade Experimental
Instalações Elétricas
Desenho Assistido por Computador
Automação
Máquinas Elétricas
Com a ida em Janeiro para o Campus Novo, a estrutura laboratorial será ampliada.

 

  Contato

Nome: Alessandro Viana Fontes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel.: (79) 9902-1232

Campus Estância:
Professor Dennis Viana Santana
Telefone: (79) 3711-3291
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

  PPC

Leia aqui o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) - Subsequente



Leia aqui o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) - Integrado



registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1132
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=4108