Página inicial > Notícias Biblioteca > Bibliocine promove interlocução entre cinema e literatura

Bibliocine promove interlocução entre cinema e literatura

Escrito por Administrador | Criado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 11h58 | Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 11h58 | Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 13h13

Com o objetivo de ampliar o número de leitores no IFS, o projeto Bibliocine promove sessões de cinema, seguidas de debates entre o cinema e a literatura

DSC 0040 b 800x600Em parceria com o Projeto Cultura Cine Book Aracaju, a direção geral de bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe, por meio das bibliotecas institucionais, tem promovido desde 2016, exibição de filmes seguida de debate, a partir do qual se envolve a obra cinematográfica e sua possível relação com a literatura. Para isso, os filmes a serem exibidos tratam do mesmo tema refletido nos livros escolhidos.

O objetivo central do projeto, criado, inicialmente pela bibliotecária Jeane Gomes, do campus Itabaiana, é atrair novos leitores para o acervo das bibliotecas do IFS. Assim, essa ação se constitui, para a coordenação do evento, numa prática educativa necessária com vistas à formação de bons leitores.

DSC 0035 b 800x600Desenvolvido pela bibliotecária Célia Araújo, no campus Aracaju, o projeto trouxe, nesta quarta-feira (18), das 19 às 22h, no pavilhão Leyda Regis do campus Aracaju, a exibição de O Corvo, filme norte-americano de suspense, lançado em 2012 e dirigido por James McTeigue. Com roteiro de Ben Livingston e Hannah Shakespeare, o filme é uma ficção que tem como trama os últimos dias de vida do escritor Edgar Allan Poe, que teria morrido de causas misteriosas em 1849. O título se refere ao famoso poema de Poe, O Corvo. O filme tem duração de 111 min (1h51min).

A compreensão sobre a trama envolvida na trajetória de vida do autor, poeta, editor e crítico literário, Edgar Allan Poe (1809-1849) foi acompanhada pelos livros: O Corvo, Edgar Allan Poe (Edição trilíngue), O Corvo – Um livro colaborativo - coletânea de contos de autores nacionais, inspirados no poema original de Poe. Ambos publicados pela Editora Empíreo; Contos de Suspense e Terror, Edgar Allan Poe, publicado pela Martin Claret.

20091675 545x800Um dos pontos altos do filme são as citações de algumas obras de Edgar Allan Poe, como poemas e contos. Para quem conhece o trabalho do autor, poderá reconhecer os poemasAnnabel Lee e O Corvo e, os contos de horror e mistério, como O Barril de Amontillado, A Máscara da Morte Rubra, O Poço e o Pêndulo, O Coração Denunciador, O Mistério de Marie Rogêt e O Sepultamento Prematuro, entre outros. A citações apresentam, em certa medida, aos leitores em potencial, a obra daquele que foi considerado um dos mais importantes poetas e escritores do século XIX. Assim, o objetivo do projeto Bibliocine, pensado em primeira mão pela bibliotecária Jeane Gomes, do campus de Itabaiana, poderá, em suas futuras sessões, atrair, não apenas novos leitores para os acervos que compõem as bibliotecas do IFS, mas, possíveis cultores da literatura e cinema, a fim de provocar o diálogo existente entre esses dois campos da Arte.

Programação iniciou em 2016

12391372 904855696236397 3795901325124761809 n 2Em dezembro de 2016, o projeto Bibliocine trouxe para o espaço Leyda Regis - campus Aracaju, o filme Invocação do Mal 2 e o debate articulou a trama do roteiro com os livros Amityville, de Jay Ansonne Warren e Demonologistas, de Gerald Brittle. Ambos percorrem a narrativa que passeia entre o suspense e terror.

Segundo Célia Araujo, “trazer o cinema para dentro da escola e apontar entre ele a literatura uma ligação possível, faz com que ampliemos o interesse de nossa comunidade para essas duas concepções de arte”. É por meio do estímulo e aposta na exibição de filmes e debates que cruzam a narrativa dos mesmos com a literatura, que o Projeto Bibliocine espera atrair a comunidade do IFS – alunos, docentes e técnicos administrativos, ampliar a atração pelo acervo de suas bibliotecas e, sobretudo, provocar o gosto pela leitura.

Parceria com o Projeto Cultural Cine Book Clube Aracaju

DSC 0034 b 800x600A triangulação dos filmes exibidos, realizada com a literatura, é produzida a partir da parceria do Bibliocine com o Projeto Cine Book Aracaju, coordenado por Isis Guimarães de Melo Souza e Tamis Doria Oliveira que, ao final de cada sessão, apresentam ao público assistente os livros nos quais os filmes foram baseados. As comentadoras procuram realizar os pontos e contrapontos entre os livros e os filmes exibidos, a fim de provocar o debate sobre semelhanças e distinções entre a obra literária e cinematográfica. Isis Guimarães e Tamis Dória produzem uma leitura crítica sobre o diálogo possível entre o cinema e a literatura, mas, procuram apontar o cuidado que o leitor deve fazer ao pensar a relação entre a obra escrita e a produção cinematográfica.

Segundo Célia Araújo, a diretora geral das bibliotecas do IFS, Kelly Cristina Barbosa, tem investido, juntamente com as equipes de cada campus, em projetos que traçam o objetivo de otimizar o uso do acervo institucional, criar novos hábitos e produzir estímulo para as dimensões culturais que esse trabalho pode trazer à comunidade leitora do IFS.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=307