Página inicial > Notícias CPA > IFS é o 6º colocado entre os institutos federais do país no conceito de graduação

Escrito por Administrador | Criado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 17h42 | Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 17h42 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2017, 10h52

O IFS acaba de ser recredenciado pelo MEC. O recredenciamento é uma avaliação in loco pelo qual todas as instituições de Ensino Superior passam a cada cinco anos e tem o objetivo de verificar a estrutura física e confirmar a competência para a oferta de cursos. Vários setores foram avaliados como coordenações dos cursos superiores, laboratórios, bibliotecas, coordenadorias de registro escolar, áreas de práticas esportivas e de convivência, regulamentos internos, instruções normativas, salas de professores, entre outras. Os avaliadores também se reuniram com docentes, técnicos administrativos, estudantes e Comissão Própria de Avaliação a qual foi elogiada pelo excelente trabalho de avaliação interna. De acordo com a PROEN, o resultado desse processo criterioso indica que o IFS apresenta perfil de qualidade na oferta de cursos e mostra o empenho e dedicação de todos os servidores. Vale ressaltar que em virtude do bom resultado da avaliação do MEC, o recredenciamento do IFS será válido por 8 anos.

Além do recredenciamento, o Instituto Federal de Sergipe foi um dos melhores classificados, com conceito 4, numa escala de 1 a 5, entre as instituições de ensino superior do país, no conceito médio da graduação no ranking nacional do índice geral de cursos (IGC). O IFS aparece com a 6ª colocação neste quesito na lista nacional dos institutos federais avaliados. O indicador foi divulgado em 2017 e refere-se à avaliação do ano 2015. O IGC, nota do MEC) dada aos estabelecimentos de ensino superior, resulta da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de graduação em combinação com o resultado do Exame Nacional de desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo a PEI (Procuradoria Educacional Institucional), responsável direta pelo acompanhamento dos processos de Recredenciamento, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de cursos, é interessante aos alunos aspirantes a um ensino superior de qualidade e excelência que pesquisem o IGC da instituição de ensino. É possível verificar o resultado dos indicadores diretamente pela página do INEP (http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos-igc-)

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=288