Página inicial > Notícias Prevenção > IFS é protagonista nas ações de combate à Covid-19 no estado
COMPROMISSO SOCIAL

IFS é protagonista nas ações de combate à Covid-19 no estado

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quinta, 28 de Mai de 2020, 12h04 | Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2020, 12h04 | Última atualização em Sexta, 29 de Mai de 2020, 11h20

Foram doados quase 30 mil Epis, entre máscaras e escudos faciais, e mais 28.850 litros de álcool e sanitizantes

Por Carole Ferreira da Cruz

Lab. 2As instituições federais de ensino de todo o país vêm sendo protagonistas nas ações de combate à pandemia da Covid-19. Os números são expressivos e mostram o papel da produção do conhecimento e da inovação tecnológica na superação da crise. Mesmo com as aulas suspensas, institutos e universidades seguem produzindo materiais e equipamentos, pesando alternativas, apontando soluções e mobilizando esforços por meio de uma rede de voluntariado que conta com a participação de servidores, efetivos e terceirizados, alunos e até ex-alunos.

Inova LabEm apenas dois meses, o Instituo Federal de Sergipe (IFS) acumula realizações significativas. O Inov@IFS Lab está ajudando no conserto de respiradores quebrados no estado e foram produzidos 7.600 escudos faciais; 21.078 máscaras de tecido; 10 mil litros de água sanitária; 7.550 litros de sabonete líquido; 6.500 aventais; 4 mil litros de álcool líquido a 70%; 800 litros de álcool glicerinado a 70%; 1.000 óculos de proteção; e 20 rodos desinfectantes UV. Os produtos foram doados a 230 instituições, a exemplo de hospitais, secretarias de saúde, ONGs, entidades filantrópicas e Polícia Militar.

CestasO IFS também distribuiu 835 cestas básicas para famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social e comunidades pobres da capital e do interior, por meio de uma campanha de arrecadação organizada pelos servidores. Há a perspectiva de distribuir nos próximos meses mais 2.877 cestas com a prospecção de recursos, no valor de R$ 537.008,00, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para compra direta da agricultura familiar. Os agricultores locais estão participando de um edital para o fornecimento de alimentos que serão doados a estudantes de todo estado.

Inovação

ChirlainePesquisadores do instituto começaram a desenvolver protótipos de respirador mecânicos de baixo custo, robô com luz ultravioleta para desinfectar ambientes, autoclave para descontaminar Epis antes do descarte no meio ambiente e caixa sanitizante para reutilização de máscaras. Os projetos de pesquisa e inovação para combater à Covid-19 foram aprovados no edital nº 1/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

“Mais que nunca estamos mostrando que o Brasil faz pesquisa, extensão e inovação nas instituições federais. Mesmo diante da pandemia, com as aulas suspensas, os trabalhos continuam e unimos forças em todo o país para trabalhar no combate e na prevenção à pandemia, pesquisar novos produtos, desenvolver novos equipamentos e promover ações solidárias para minimizar o sofrimento da população e, sobretudo, dos alunos” declarou a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Chirlaine Cristine Gonçalves.

Dialogue IFSComunicação

Além disso, o Instituto Federal de Sergipe tem intensificado ações na área de comunicação para promover uma melhor interlocução com a comunidade interna e a sociedade. Foram criados novos canais de interação e aproximação e fortalecidos os canais já existentes, assim como mobilizada uma rede de colaboradores formada por profissionais das mais diversas formações que atuam nos campi, entre jornalistas, relações públicas, designers e técnicos de audiovisual.

A equipe implantou o projeto Dialogue IFS, que já realizou 46 Lives com gestores, servidores e pensadores de variadas especialidades na conta do Instagram @ifsergipe_oficial e nas contas dos campi, e publicou 35 matérias para o site institucional sobre pautas relacionadas à Covid-19 nas áreas de responsabilidade social, saúde, comportamento, ensino, pesquisa, extensão, cidadania e cultura, que geraram 136 publicações nas mídias sociais institucionais e 148 entrevistas e reportagens para TV, rádio e portais de notícia.

Site prevençãoOutra iniciativa relevante foi a produção do hotsite http://www.ifs.edu.br/prevencao, que aglutinou informações, esclarecimentos e conteúdos relacionados ao cenário atual e seus reflexos na vida acadêmica. “O objetivo dessas ações foi informar, orientar, esclarecer e tirar dúvidas sobre a pandemia e todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão impactadas por ela, promover o debate, envolver servidores, alunos e a população em geral na superação da crise”, ressaltou o chefe do Departamento de Comunicação do IFS, Juliano Azuma.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=461