Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Prevenção > Conif lança painel com ações da Rede Federal durante pandemia
Início do conteúdo da página
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Conif lança painel com ações da Rede Federal durante pandemia

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 13h39 | Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 13h39 | Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 13h58

Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19” resume projetos que estão sendo desenvolvidos por servidores

Por Carole Ferreira da Cruz

Mapa Ações NovoO Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou nesta segunda-feira, dia 1º, o Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19”. A lista resume uma série de projetos que foram - e ainda estão sendo colocados em prática – pelas instituições de ensino desde 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus.

O mapa surgiu com o objetivo de difundir as iniciativas dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II para ajudar a superar a crise e a atenuar o sofrimento da população.  Servidores de todo o país, com o apoio de uma rede de voluntários, estão produzindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sanitizantes, desinfetantes e pensando em soluções inovadoras.

Só o Instituto Federal de Sergipe (IFS) já produziu sozinho 7.600 escudos faciais; 21.078 máscaras de tecido; 10 mil litros de água sanitária; 7.550 litros de sabonete líquido; 6.500 aventais; 4 mil litros de álcool líquido a 70%; 800 litros de álcool glicerinado a 70%; 1.000 óculos de proteção; e 20 rodos desinfectantes UV. Os produtos foram doados a 230 instituições, a exemplo de hospitais, secretarias de saúde, ONGs, entidades filantrópicas e Polícia Militar.

Segundo a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, a atuação das instituições federais de ensino nesse momento crítico reflete a responsabilidade social da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil. “Estamos oferecendo à sociedade brasileira o que temos de mais significativo, o conhecimento, e com isso os institutos e universidades têm sido protagonistas nas ações para combater à Covid-19 e superar os desafios atuais”, declarou.

Para o presidente do Conif, Jadir Pela, o mapa é um instrumento valioso para prestar contas de como a produção do conhecimento pode servir ao interesse público e à coletividade. “Neste momento de pandemia, a Rede Federal segue se empenhando para contribuir com a sociedade, realizando as ações de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com todos aqueles que necessitam, para amenizar os efeitos dessa crise", declara

Mapa

A primeira fase da plataforma mostra a contribuição de cada uma das instituições com a força-tarefa mundial para deter o número de contaminações, internações e óbitos. Por meio de um contador é possível saber o quantitativo geral do que foi produzido, como os mais de 153 mil litros de álcool em gel a 70%, de 197 mil máscaras e os 66 mil protetores faciais. A produção envolveu gestores, servidores, estudantes e egressos, parcerias (públicas e privadas) e voluntários da comunidade externa.

O Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19” será aperfeiçoado ao longo dos próximos meses. A cada fase serão agregados novos dados que ficarão disponíveis para a consulta do público em geral, de modo a garantir a transparente aplicação dos recursos públicos destinados à Rede Federal compromissada com a educação pública, gratuita e de qualidade.

Projeto

A plataforma foi viabilizada pelo Conif a partir de uma proposta do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). “Esse trabalho é voltado para a comunidade acadêmica e para todos os brasileiros. Internamente, reafirmamos a importância do nosso modelo baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão. Para toda a sociedade, é uma forma de mostrar que recursos para educação não são gastos, mas sim, investimentos. E, enquanto instituições públicas, efetivamos um dos pilares da Administração Pública: o da publicidade”, afirmou o reitor do IFSP, Eduardo Modena.

Coube aos integrantes do Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação (Forti), a construção do Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19”. A coordenadora do Forti, Carla Pires, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), explica que a construção do painel partiu de definições como: estrutura do sistema, descentralização, criação de usuários, alimentação das informações em cada instituição, dentre outros aspectos.

“Nossa ideia é manter em constante evolução dois focos de desenvolvimento: tornar o sistema o mais flexível possível, com todos os aspectos configuráveis; e realizar melhorias de layout, levando em consideração as demandas que possam surgir. Ainda alinhados com o Conif a possibilidade de viabilizarmos o mapeamento para outros nichos de ações produzidas pela Rede Federal, pensando já no momento pós-pandemia”, afirma Carla.

Acesse o Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1471
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=461