Diretoria de Pesquisa e Inovação
1. Planejar e coordenar metas visando o desenvolvimento científico e tecnológico da instituição focado nos eixos da instituição;
2. Incentivar e divulgar o desenvolvimento da pesquisa aplicada e da inovação junto à comunidade;
3. Promover e fomentar atividades de iniciação à pesquisa e a inovação na instituição;
4. Implantar e implementar acordos e convênios com instituições nacionais ou estrangeiras, visando o desenvolvimento de programas e projetos em parcerias na investigação científica e tecnológica;
5. Realizar e apoiar seminários, congressos, fóruns e simpósios destinados a estudos e debates de temas científicos, tecnológicos e institucionais;
6. Coordenar e acompanhar as ações das coordenadorias ligadas à DPI;

4GRUPO DE PESQUISA DO IFS clique

Programas de Pesquisa

PIBIC
PIBIC IFS
PIBIC FAPITECPIBIC CNPq

Programa de Bolsas de Iniciação Científica - objetiva fortalecer a política de estímulo à pesquisa desenvolvida dentro do IFS por estudantes de nível técnico, subseqüente e superior, integrados na pesquisa acadêmico-científica, além de docentes orientadores.

PIBIC AF IFS

Programa de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC Af., vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, aos alunos de nível superior.

PIBIC Jr
PIBIC Jr. IFS
PIBIC Jr. FAPITEC PIBIC EM CNPq

Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – busca o fortalecimento da política de Iniciação Científica desenvolvida no IFS através da concessão de bolsas a estudantes de nível técnico integrado, subsequente e PROEJA, sob a orientação de docentes que recebem bolsas pelo IFS, FAPITEC/SE e CNPq.

PIBITI
PIBITI IFS
PIBITI FAPITEC
PIBITI/CNPq
PIBITI/FUNTTEL

Programa de Bolsas de Iniciação em Tecnologia e Inovação – visa estimular os pesquisadores do IFS (professores e técnicos administrativos da educação) e envolver estudantes do nível técnico subseqüente e superior nas atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação, além de proporcionar aos mesmos a aprendizagem de métodos de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação, incentivando o pensar de forma empreendedora e criativa.

PPTAE

Programa de Apoio à Pesquisa de Técnico-Administrativos da Educação - visa contribuir para o desenvolvimento da competência científica do país diminuindo as assimetrias regionais e locais; conduzindo a sistematização e institucionalização da Pesquisa no âmbito dos câmpus do IFS.

POCP

Programa de Bolsas de Orientação ao Convênio IFS/Petrobras – contempla orientadores ou supervisores de orientação dos planos de estudo de alunos bolsistas do Convênio IFS/Petrobras para os cursos técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Petróleo e Gás e Segurança do Trabalho (Campus Aracaju), Eletromecânica (Campus Lagarto) e Eletrotécnica (Campus Estância).

PACP

Programa de Apoio à Pesquisa ao Convênio IFS/Petrobras – objetiva fortalecer o Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras, tendo como contrapartida institucional a concessão de bolsas para os docentes atuarem no desenvolvimento de projetos que gerem a inovação e o desenvolvimento tecnológico, voltados a atender os interesses institucionais, envolvendo alunos contemplados com bolsa prevista pelo Convênio IFS/Petrobras.

Jovens Talentos para Ciência - Capes

Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para incentivo à iniciação científica visando identificar "Jovens Talentos para a Ciência".

IFS Sustentável
Programa Socioambiental do IFS, o qual representa o compromisso institucional em defesa do meio ambiente, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento de valores e atitudes coerentes da comunidade acadêmica.
Objetiva implantar ações que contribuam para a redução do uso de recursos naturais, financeiros e minimizar os impactos ao meio ambiente provocados pelas diversas atividades do IFS.

Áreas de atuação:
1. Educação Ambiental
2. Licitações Sustentáveis
3. Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho
4. Sensibilização e Capacitação de Professores, Técnico-Administrativos, Alunos e Colaboradores
5. Uso Racional de Recursos –
6. Construções Sustentáveis

Princípios:
7. Prioridade Organizacional
8. Gestão Integrada
9. Processo de Melhoria Contínua
10. Prioridade de Enfoque.
11. Produtos e Serviços
12. Equipamentos e Operacionalização

Editora EDIFS
Periódicos:
• Caminhos da Matemática em Revista
• Caminhos da Matemática on line
• Expressão Científica
• Turismo, Tecnologia e Inovação
• Meio Ambiente e Agrárias
• Exatas
• Saúde e Alimentos
• Sociedade, Desenvolvimento e Educação

Livros publicados:
1. 'Áreas protegidas e populações humanas: o Parque Nacional do Iguaçu e seu entorno', de Fabiana Faxina
2. 'Desenvolvimento e avaliação de extratos de maracujá (passiflora edulis) no tratamento de feridas cutâneas desenvolvidas em ratos wistar', de Chirlaine Gonçalves, Francisco Almeida, Josivanda Palmeira e Isabella Almeida
3. 'O pensamento (bio)ético de Hans Jonas - Filosofia e civilização tecnológica', de Flaviano Fonsêca
4. 'Práticas de letramento na educação de jovens e adultos', de Graziela Moura
5. 'Assistência Estudantil no IFS', de Ana Paula Nascimento e Josiane Soares
6. 'Refrigeração através da utilização de rejeitos térmicos', de José Espínola Jr. e José Maurício Gurgel
7. 'Atravessando línguas e linguagens', organizado por Elza Ferreira, Daniele Almeida e Gilvan Costa
8. 'Rio Poxim: o rural, o urbano e o ambiental na bacia hidrográfica', organizado por Anderson Vasco, Lilian Wanderley e Marinoé Gonzaga
9. 'Conflitos ambientais em Sergipe', de José Vilar e Lício Valério Vieira
10. 'Sementes Estudos Tecnológicos', organizado por Jaime Neto, Francisco Almeida, Vicente Queiroga e Chirlaine Gonçalves.