Extensão

  • Conceito, Definições e Dimensões da Extensão
  • PROGRAMAS DE EXTENSÃO:
    • PIBEX - Programa de Bolsas de Extensão
    • PCE - Programa de Cursos de Extensão
    • IFSTec - Programa de Pré-Incubação
    • Proext-IFS
    • Culturarte (coral, violão, piano, dança, teatro)
    • Jovem Aprendiz
  • CTCG - Centro Tecnológico de Instrutores e Treinadores de Cães-Guia
  • SEMEXT - Evento Anual de Extensão -  SEMEXT
  • EXTENSIA - Revista de Divulgação Científica da Extensão Tecnológica

Departamento de Relações Institucionais - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

--------------------------

Conceito de Extensão
"A extensão constitui um processo educativo, científico, cultural, de interação da academia com outros setores da sociedade, realizado por meio de ações, como programas, projetos, cursos, assessorias, consultorias e serviços".

Definições da Extensão

Extensão tecnológica: é um processo interdisciplinar, educativo, cultural e científico-tecnológico que, articulado de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, promove a relação transformadora entre o IFS e a sociedade, transferindo saberes para comunidades externas.

Programa de Extensão: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços, projetos) de caráter multidisciplinar e integrado às atividades de pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por alunos orientados por um ou mais servidores da instituição.

Projeto de extensão: um conjunto de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, para alcançar um objetivo bem definido de um programa a que se vincule; limitado em um prazo determinado, dele deve resultar um produto que concorra para realizar o objetivo geral do programa e para a expansão ou aperfeiçoamento das instituições envolvidas.
Princípio da Extensão: A indissociabilidade entre ensino e pesquisa.

 

Dimensões da Extensão:

1) Projetos Tecnológicos
Atividades de pesquisa e/ou desenvolvimento em parceria com instituições públicas ou privadas que tenha uma interface de aplicação.

2) Serviços Tecnológicos
Consultoria, assessoria, prestação de serviços, laudos técnicos com agregado tecnológico para o mundo produtivo, não rotineiros e que não concorram com o mercado.

3) Eventos
Promoção, acompanhamento ou apoio a atividades como seminários, ciclo de debates e congressos, podendo ser de cunho cientifico, tecnológico, cultural, esportivo ou de marketing institucional.

4) Ação de Responsabilidade Social
Projetos de ações inclusivas e de tecnologia sociais para comunidades em situação de risco atendendo às oito áreas temáticas da extensão nacional (comunicação, saúde, trabalho, educação, direitos humanos e justiça, tecnologia e produção, meio ambiente, e cultura).

5) Aprendizagem/Emprego
Agenciamento de oportunidades através de programa de aprendizagem, banco de currículos, observatório de oportunidades, entre outras. Prospecção de novos espaços, operacionalização administrativa (encaminhamento, supervisão, documentação).

6) Cursos de Extensão
Significa toda atividade de ensino acadêmico, técnico, cultural ou artístico, não capitulada no âmbito regulamentar de ensino da instituição. Ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, com carga horária mínima de oito horas e com critérios de avaliação definidos. Podem ser ofertados nas modalidades presencial, semi-presencial e a distância.

7) Difusão Cultural, Artística e Desportiva
Compreende ações referentes a elaboração de atividades culturais, artísticas e desportivas.

8) Visitas Técnicas e gerenciais
Complementação da formação profissional. Interação das áreas educacionais do Instituto com o mundo produtivo para novas oportunidades.

9) Empreendedorismo
Compreende a formação e inserção da disciplina de empreendedorismo no currículo e eventos de formação empreendedora (cursos, workshops, seminários, desafios); a criação de habitats de inovação (pré-incubadoras, incubadoras, apoio à implantação de hotéis tecnológicos); Institucionalização de empresas juniores.

10) Relações Institucionais
Prospecção de parcerias, convênios, promoção das participação do Instituto em espaços organizados para participação e interface com a sociedade.

11) Egressos
Constitui-se no conjunto de ações implementadas que visam apoiar o aluno egresso, identificar cenários junto ao mundo produtivo.

 

 

Programas de Extensão

 

 

PIBEX

 

Programa de Bolsas de Extensão Tecnológica que visa promover o desenvolvimento da extensão tecnológica no IFS através da execução de projetos sociais e educacionais que agregam um conjunto de ações, técnicas e metodologias transformadoras que promoveram a interação com a população e apropriadas por ela, apresentando soluções para a inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida.

 

 

Cursos de Extensão

 

Programa de Cursos de Extensão fortalece as ações extensionistas do IFS em através de cursos de 20 horas ministrados por docentes/técnicos, atendendo áreas temáticas de extensão, obrigatoriamente contemplando comunidades/públicos externos, numa ação articulada com o ensino e a pesquisa, na perspectiva da promoção dos direitos sociais e educacionais, além disso, no desenvolvimento social, econômico e ambiental.

 

 

IFSTEC
Pré - Incubação

 

Programa de Pré-Incubação para Projetos de Empreendimentos Inovadores e de Empresas Juniores do IFS – criado pela PROPEX/DRI apóia equipes empreendedoras compostas por alunos, egressos e servidores orientadores, fomentando atividades de extensão na linha temática do empreendedorismo e inovação tecnológica, articuladas com o ensino e a pesquisa. Produtos, processos ou serviços de base tecnológica com vistas à implantação da Pré-Incubadorado IFS com ênfase em Hotel de Projetos.

 

 

Culturarte

 

Programa Institucional de Cultura e Arte - fomenta o desenvolvimento de atividades de extensão nas áreas temáticas da Cultura e da Arte nas linhas de extensão da música e teatro. Oferta cursos livres de: Canto Coral (CATIFS), técnica vocal, piano, violão, teatro, dança de salão e ginástica aeróbica para alunos, egressos, servidores e terceirizados do IFS, além de pessoas da comunidade externa. Inscrições (eventos): publicações.ifs.edu.br

 

 

Jovem Aprendiz

 

Programa Jovem Aprendiz do IFS - implantado no IFS em 2011 pela PROPEX através do Departamento de Relações Institucionais, beneficia alunos do IFS mediante a aprendizagem profissional estabelecida no artigo 429 da CLT, alterada pela Lei 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto 5.598/2005. Na forma da lei o Aprendiz deve ter a carteira assinada garantindo os direitos trabalhistas e proteção previdenciária, recebendo da empresa conveniada salário mínimo-hora para remuneração das horas destinadas à prática por um período de seis meses. O contrato de aprendizagem é o acordo de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado não superior a dois anos. O aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 a 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio e inscrito em programa de aprendizagem (art. 428, caput e § 1º., da CLT).

 

 

PROEXT-IFS

 

Programa implementado pela PROPEX em 2013 com o objetivo de fomentar programas e projetos de extensão, articulados com o ensino e a pesquisa, classificados no Edital PROEXT/MEC/SESu (Programa de Extensão Universitária) e que não tenham sido contempladas com recursos financeiros.

 

 

Centro Tecnológico de Instrutores e Treinadores de Cães-Guia – CTCG

Projeto integrante da implantação dos Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em que o Instituto Federal de Sergipe obteve aprovação de Projeto para sediar um dos Centros Regionais com obra iniciada no Campus IFS/São Cristóvão;

 

Evento Anual de Extensão

img1A primeira edição foi realizada de 15 a 17 de outubro de 2014, sob a coordenação do Departamento de Relações Institucionais, objetivando a exposição e publicação de trabalhos oriundos de projetos e programas institucionais de Extensão Tecnológica fomentados pelo IFS, articulados com ações de ensino e pesquisa na perspectiva da promoção dos direitos sociais e educacionais, promovendo o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental, oportunizando a participação dos profissionais e alunos do IFS no desenvolvimento de projetos de extensão tecnológica em articulação com a sociedade e o mundo do trabalho. A SEMEXT tem periodicidade anual e difundirá as ações que produzam a difusão do conhecimento científico de caráter extensionista para as comunidades e toda a sociedade.

Números da edição 2014: Inscritos: 1.664; Trabalhos: 102; Apresentações Orais: 53; Apresentações em Pôsteres: 35; Mini-Cursos: 06; Oficinas: 03; Palestras: 03; Apresentações Culturais diárias.

 

Revista de Divulgação Científica da Extensão Tecnológica

img2