Equipe

Corpo Docente

Profa Dra. Fabiana Faxina
Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus, BA. Possui especialização em Educação e Gestão Ambiental, pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana e bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: turismo, turismo de base comunitária, planejamento do turismo, áreas protegidas e avaliação de sustentabilidade. Professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe.

Profa Dra. Irineia Rosa do Nascimento
Doutora em Química pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos, atuando principalmente no tema: qualidade do leite, e ainda, em Sistema de Produção, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável. Tem experiência na área de Ciências Ambientais atuando na elaboração de Diagnósticos de Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). Professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão.


Prof. Dr. Flaviano Fonseca

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, (UECE). Teólogo pelo Instituto de Ensino Superior de Teologia de Ilhéus (1991). Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, (UESB).Membro do Conselho de Ética em Pesquisa do IFS. Tem ampla experiência na área de Filosofia e Metodologia Científica, com ênfase em Ética, Linguagem, Alteridade, Bioética, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade e Tecnociência. Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe.


Prof. Dr. Jaime José da Silveira Barros Neto
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - PB. Mestre em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – PB. Especialista em Ecoturismo: Interpretação e planejamento de atividades em áreas naturais, Universidade Federal de Lavras – MG. Bacharel em Turismo com Habilitação em Planejamento e Organização do Turismo, Universidade Federal da Paraíba - PB Chefe do Departamento de Projetos Acadêmicos (PROPEX/IFS). Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Diretor de Projetos do Polo de Inovação Tecnológica do IFS. Membro da Equipe Editorial da Revista Expressão Científica e da Editora do IFS (EDIFS). Membro da Associação Brasileira de Estudos Turísticos. Coordenador do Grupo de Pesquisa Planejamento e Organização do Turismo no Espaço Rural (CNPQ). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer no Instituto Federal de Sergipe. Professor Colaborador do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB).


Prof. Dr. José Wellington Carvalho Vilar
Doutor em Análisis Geográfico en la Ordenación del Teritorio pela Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (1987). Atualmente é especialista em avaliação - Secretaria de Ensino Tecnológico do MEC. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes litorâneos, saneamento ambiental, ordenamento territorial de ambientes costeiros, ordenamento territorial e condições de vida. Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe, IFSergipe e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFS).


Profa Dra. Letícia Bianca Barros de Moraes
Pós doutoranda em Economia do Turismo pela Universidad Las Palmas de Gran Canária, Espanha (Estágio Pós Doutoral, CAPES). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Planejamento e Gestão em Turismo e Eventos (UNIRONDON). Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Avaliadora ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC).Consultora master da PersonalTravel. Avaliadora da Revista Expressão Científica e Conselheira da Editora do IFS (EDIFS). Líder do grupo de pesquisa Turismo Acessível (CNPQ). Tem experiência na área de turismo e hospitalidade atuando principalmente nos seguintes temas: Turismo de Sol e Praia (SeasideTourism), Eventos (Events) e Turismo Acessível (Accessible Tourism Professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe.


Prof. Dr. Lício Valério Lima Vieira
Doutor em Geografia e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Licenciatura em Geografia. Membro do Conselho de Ética e do Corpo Editorial da Editora do IFS. Tem experiência na área de Geografia, atua principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, turismo, meio ambiente, desenvolvimento, cidadania e planejamento urbano. Coordenador do Mestrado em Turismo do IFS. Líder do grupo de pesquisa Turismo, Educação e Cultura. Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor Colaborador do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB).


Profa Dra. Mary Nadja Lima Santos
Pós-Doutora em Turismo Sustentável pela University of North Texas, E.U. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe/UFS. Mestrado em Desenvolvimento Econômico para América Latina, pela Universidad Internacional de Andalucía, Huelva, Espanha. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gerenciamento de Empresas de Turismo e Gestão Empresarial. Bacharel em Administração de Empresas/ UFS. Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo (IFS). Atua como pesquisadora na área de Planejamento Regional e Local com ênfase em Desenvolvimento Comunitário - Turismo e Meio Ambiente, Hospitalidade e Desenvolvimento Territorial. Presidente do Núcleo Docente Estruturante-NDE. Professora Efetiva do Instituto Federal de Sergipe.


Prof. Dr. Denio Santos Azevedo
Doutor e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe - PPGS/UFS. Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Turismo Cultural, Planejamento e Gestão de Meios de Hospedagem, Turismo, Identidades e Consumo e Turismo, Imaginários e Hospitalidade. É Coordenador do Projeto de Pesquisa Turismo e Identidades-Consumo: Planejamento, usos e reflexões. (UFS/COPES). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Percepção ética dos gestores do setor turístico considerando as suas decisões gerenciais na cidade de Aracaju/SE. Professor Adjunto do Núcleo de Turismo da Universidade Federal de Sergipe - NTU/UFS. Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Gestão do Turismo do Instituto Federal de Sergipe (PPMTUR/IFS).


Prof. Dr. Jose Roberto de Lima Andrade
Doutor em Ciências da Comunicação. Área de Concentração Turismo e Lazer pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ex presidente da Empresa Sergipana de Turismo, Secretário de Estado de Turismo de Sergipe e da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe- FAPESE. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nas seguintes áreas: viabilidade socioeconômica de projetos, economia de empresas, projetos turísticos e políticas públicas em turismo. Professor associado da Universidade Federal de Sergipe e Diretor Geral da Escola de Administração Pública e Gestão do Estado de Sergipe. Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Gestão do Turismo do Instituto Federal de Sergipe (PPMTUR/IFS).


Prof. Dr. Ricardo Lanzarini Gomes Silva

Pós doutor em Lazer e Turismo pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Geografia e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente pesquisa o comportamento sexual de turistas como práticas sociais de lazer em destinos turísticos no Brasil e no exterior. É Professor efetivo do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Gestão do Turismo do Instituto Federal de Sergipe (PPMTUR/IFS).