Programa Jovem Aprendiz beneficia mais de cem alunos do IFS

jovem aprendiz ifsO Programa Jovem Aprendiz do IFS, implantado em 2011 pela PROPEX, através do Departamento de Relações Institucionais (Extensão), beneficia alunos do IFS mediante a aprendizagem profissional estabelecida no artigo 429 da CLT, alterada pela Lei 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto 5.598/2005. Nos últimos anos o Programa ganhou força pela ampliação da relação institucional com Empresas de todo o Estado e a Superientedência do Trabalho e Emprego em Sergipe, no momento o IFS beneficia mais de cem alunos no mercado de trabalho.

Na forma da lei o Aprendiz deve ter a carteira assinada garantindo os direitos trabalhistas e proteção previdenciária, recebendo da empresa conveniada salário mínimo-hora para remuneração das horas destinadas à prática por um período de seis meses, com limite de até dois anos.

O contrato de aprendizagem é o acordo de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado não superior a dois anos. O aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 a 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio e inscrito em programa de aprendizagem (art. 428, caput e § 1º., da CLT).

Procedimentos:

1- A Empresa interessada consulta a lista de Cursos disponíveis no IFS (http://www.ifs.edu.br/cursos-tecnicos) preenche cadastro e envia para e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2- Em seguida o DRI encaminha à empresa solicitante o modelo de Termo de Convênio de Aprendizagem para que a mesma providencie as assinaturas devidas e proposta impressa da parceria ao Programa Jovem Aprendiz do IFS para a PROPEX (Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão), Departamento de Relações Institucionais, na Avenida Jorge Amado, 1551, Loteamento Garcia, Bairro Jardins, CEP: 49.025-330 - Aracaju-SE, anexando cópia de CNPJ, certidão negativa previdenciária, razão social, cópia de RG e CPF do responsável legal da empresa.

2- Após assinado do Termo de Convênio, a empresa poderá selecionar alunos do IFS do curso interessado, preenche e envia para a PROPEX/DRI os Contratos Individuais de Aprendizagem, anexando documentação necessária da Empresa e do aluno (declaração de matrícula, histórico escolar, documentos pessoais).

 

Informações:

Departamento de Relações Institucionais - DRI

Tel. (79) 3711-1448  - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.