Programas - DIREX

seta-transparencia  Conheça aqui os coordenadores de cada programa.

 

EXTENSÃO

 

  • PIBEX
 
Programa Institucional de Bolsas de Extensão - visa promover o desenvolvimento da extensão tecnológica no IFS através da execução de projetos sociais e educacionais que agregam um conjunto de ações, técnicas e metodologias transformadoras que promoveram a interação com a população e apropriadas por ela, apresentando soluções para a inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida.
 

 

  • Cursos de Extensão
 
Programa de Cursos de Extensão fortalece as ações extensionistas do IFS em através de cursos de 20 horas ministrados por docentes/técnicos, atendendo áreas temáticas de extensão, obrigatoriamente contemplando comunidades/públicos externos, numa ação articulada com o ensino e a pesquisa, na perspectiva da promoção dos direitos sociais e educacionais, além disso, no desenvolvimento social, econômico e ambiental.
 

 

  • IFSTEC
    Pré - Incubação
 
Programa de Pré-Incubação para Projetos de Empreendimentos Inovadores e de Empresas Juniores do IFS – criado pela PROPEX/DRI apóia equipes empreendedoras compostas por alunos, egressos e servidores orientadores, fomentando atividades de extensão na linha temática do empreendedorismo e inovação tecnológica, articuladas com o ensino e a pesquisa. Produtos, processos ou serviços de base tecnológica com vistas à implantação da Pré-Incubadorado IFS com ênfase em Hotel de Projetos.
 

 

  • PROEXT-IFS
 
Programa implementado pela PROPEX em 2013 com o objetivo de fomentar programas e projetos de extensão, articulados com o ensino e a pesquisa, classificados no Edital PROEXT/MEC/SESu (Programa de Extensão Universitária) e que não tenham sido contempladas com recursos financeiros, inscritos por docentes ou técnico-administrativos da educação.
 
  • CULTURARTE
  • CULTURARTE INTEGRAÇÃO
  • CULTURARTE IFS
 
Programa Institucional de Cultura e Arte - fomenta o desenvolvimento de atividades de extensão nas áreas temáticas da Cultura e da Arte nas linhas de extensão da música e teatro. Originário do Programa Pré-Música de Iniciação Musical foi implantado em 2013 com inclusão de oficinas de teatro, violão canto coral (CantIFS), técnica vocal, piano, dança de salão e ginástica aeróbica para alunos, egressos, servidores e terceirizados do IFS, além de pessoas da comunidade externa. ministrados por bolsistas selecionados.
 

 

  • JOVEM APRENDIZ

 

Programa Jovem Aprendiz do IFS - implantado no IFS em 2011 pela PROPEX através do Departamento de Relações Institucionais, beneficia alunos do IFS mediante a aprendizagem profissional estabelecida no artigo 429 da CLT, alterada pela Lei 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto 5.598/2005. Na forma da lei o Aprendiz deve ter a carteira assinada garantindo os direitos trabalhistas e proteção previdenciária, recebendo da empresa conveniada salário mínimo-hora para remuneração das horas destinadas à prática por um período de seis meses. O contrato de aprendizagem é o acordo de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado não superior a dois anos. O aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 a 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio e inscrito em programa de aprendizagem (art. 428, caput e § 1º., da CLT).
 
  • ESPORTIFS

 

Programa que estimula a prática de esportes nos diversos Campi do IFS.
 

 

SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS
Programas Responsável E-mail
  • EXTENSÃO (supervisão)
        Otacílio Cerqueira             Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.     
  • PIBEX / Culturarte Integração                       

Otacílio Cerqueira

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • ESPORTE ATIVO / ESPORTIFS
Oswaldo Mendonça Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • CULTURARTE IFS
 Antônio Alvino Argollo