Página inicial > Últimas Notícias > IFS realiza Conferência Livre sobre financiamento e inclusão social
EPT

IFS realiza Conferência Livre sobre financiamento e inclusão social

Criado: Quinta, 19 de Mai de 2022, 16h08 | Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2022, 16h08 | Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2022, 16h12

O evento será realizado no dia 27 de maio, às 9h, pelo canal do IFS no Youtube

Por Jaynne Pereira com supervisão de Anderson Ribeiro

Conape 2022O Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizará Conferência Livre com o tema Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Financiamento e Inclusão Social. O evento será realizado às 9h, do dia 27 de maio, pelo canal do IFS no Youtube. A Conferência partiu da necessidade de o Instituto desenvolver uma reflexão sobre a educação popular. Assim, a Diretoria de Educação Profissional e Superior (DEPS), pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais, e ainda do Mestrado de Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) se uniram no objetivo de promover essa discussão.

A conferência se insere nas discussões que envolvem a CONAPE 2022 (Conferência Nacional Popular de Educação), que deve ocorrer entre os dias 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte, com o tema “Reconstruir o país: a retomada do estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”.

A ênfase da conferência são as questões referentes à EPT ofertada para os povos originários, os pertencentes às comunidades quilombolas e a todos que dependem de auxílios e de políticas de inclusão. Essas questões serão discutidas dentro da perspectiva dos eixos III (Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão) e V (Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social), sobre seu financiamento e sobre o compromisso que a rede federal deve ter com os filhos e filhas dos trabalhadores.

Vão contribuir com este debate os Me. Valdemar Alves da Costa Neto (DLC/IFS); prof.ª Dr.ª Mariana Emanuelle Barreto de Gois (CCHS-Campus Lagarto/IFS); Adriele Bispo Andrade (Egressa do Curso de Agroecologia - Campus São Cristóvão/IFS) e Josefa Santos de Jesus (Líder comunitária e do Movimento Quilombola/Povoado Sítio Alto – Simão Dias). A mediação será da prof.ª Dr.ª Elza Ferreira Santos (DEPS/IFS). As inscrições para a CONAPE LIVRE do IFS estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica e público externo no SISPUBLI.

Sobre a CONAPE

A CONAPE é uma ação organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), enquanto instância de articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação.  A Conferência Nacional Popular de Educação possui caráter mobilizador, de luta e resistência na defesa da democracia e apresentará um conjunto de propostas relativas à educação nacional, à efetiva implementação do Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Educação, e em defesa da democracia, da vida e dos direitos sociais.

registrado em: