Página inicial > Últimas Notícias > IFS reabre chamada pública para cursos técnicos subsequentes e superiores
VEM SER IFS

IFS reabre chamada pública para cursos técnicos subsequentes e superiores

Criado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 09h56 | Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 09h56 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 12h30

Instituto oferta mais de 300 vagas em cursos subsequentes e de graduação

vagas ociosasO Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio do Departamento de Gestão de Ingresso (DGI), reabriu os editais 27/2022 e 28/2022 voltados ao preenchimento de vagas ociosas em cursos de graduação e cursos técnicos subsequentes, respectivamente. Os interessados devem ir até o campus de interesse com os documentos da matrícula em mãos no período de 26, 29 a 31 de agosto, quando realizarão a inscrição e efetuarão a matrícula para o curso escolhido.

As oportunidades para os cursos técnicos subsequentes (quando o candidato terminou o ensino médio e deseja fazer um técnico), num total de 255 vagas, são para os campi: Aracaju, com os cursos de Edificações, Petróleo e Gás, Química, Alimentos e Guia de Turismo; já São Cristóvão oferta os cursos de Agropecuária, Agroindústria, Agrimensura, Manutenção e Suporte em Informática; em Estância são oferecidos os cursos de Eletrotécnica e Edificações; em Lagarto, o de Edificações; em Propriá e Socorro, o de Manutenção e Suporte em Informática; em Itabaiana, o de Agronegócio; em Tobias Barreto, os de Comércio e Informática; e por fim, em Glória, o de Alimentos.

Já para os cursos de graduação (superior), estão sendo disponibilizadas 71 vagas para os campi: Aracaju, nos cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática, Gestão de Turismo e Saneamento Ambiental; o Campus Lagarto disponibiliza oferta para Licenciatura em Física; São Cristóvão para Agroecologia; e Glória, em Tecnologia em Laticínios.

Ampla concorrência e cotas

O IFS oferta 50% de suas vagas para ampla concorrência independentemente de ter estudado em escola pública, renda ou etnia; sendo que 5% destas são destinadas às pessoas com deficiência (PcD). Já as demais vagas estão destinadas em 25% para estudantes negros (pretos ou pardos) e indígenas provenientes de escola pública (com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência); e 25% delas para estudantes provenientes de escolas públicas (independentemente da etnia) com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência.

A lista com os documentos necessários para as matrículas da Ampla Concorrência e Cotas está disponível no item 06 dos editais das chamadas públicas. No caso dos inscritos como PcD, deverá ser apresentado também no ato da matrícula um laudo ou relatório médico atestando a deficiência. Além disso, esses candidatos passarão por uma avaliação médico-pericial.

No caso dos inscritos no grupo de pretos e pardos, será solicitada uma autodeclaração étnico-racial preenchida, com fotografia 5x7, colorida, datada de 2022 e com fundo branco. Os candidatos que se inscreveram como indígenas também deverão apresentar uma autodeclaração, além de outros documentos solicitados nos editais.

Cronograma

O período de inscrição e matrícula tem início nesta sexta, 26, e seguirá no período de 29 a 31/08. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma presencial na Coordenadoria de Registro Escolar (CRE) do campus para o qual o candidato deseja ingressar. No dia da inscrição, é necessário que o candidato já esteja com toda a documentação da matrícula em mãos. As aulas para o semestre letivo 2022.2 terão início em 05 de setembro.

Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com o DGI, através do telefone: (79) 3711-1888 ou pelo e-mail: processoseletivo@ifs.edu.br .

Confira o horário de funcionamento das CREs dos campi:

comunicado de matrículasPrancheta 2

registrado em: