Página inicial > Últimas Notícias > Bacharelado em Sistemas de Informação do IFS recebe nota 4 no Enade
EXCELÊNCIA

Bacharelado em Sistemas de Informação do IFS recebe nota 4 no Enade

Criado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 14h46 | Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 14h46 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 08h51

Escala vai de 1 a 5, sendo que cursos com nota 4 são considerados de rendimento superior à média

WhatsApp Image 2022 09 13 at 14.14.36O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) do Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) recebeu nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de escala que vai de 1 a 5. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e se refere à avaliação realizada em novembro de 2021. Trata-se de um avanço na qualidade do curso em relação à última avaliação no Enade, em 2017, quando recebeu nota 3.

Em 2019, esse crescimento já vinha sendo percebido com uma outra avaliação mais complexa realizada pelo próprio Inep, que resultou em conceito 4 e levou em consideração quesitos como: infraestrutura, publicações científicas de professores e alunos, qualificação do corpo docente e acervo bibliográfico e digital.

De acordo com a professora Catuxe Varjão, coordenadora do Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Lagarto, os cursos com conceito Enade 4 são considerados cursos exemplares e com rendimento superior à média esperada. “Por isso é um resultado gratificante para o curso de Sistemas de Informação como um todo - docentes e discentes, de um trabalho árduo feito em equipe. Mesmo com um resultado muito bom, a equipe do Núcleo Docente Estruturante do curso irá se debruçar sobre todos os relatórios de indicadores emitidos pelo INEP para que possamos nos reavaliar, melhorar nossa estrutura e nos reposicionarmos academicamente e no mercado”, destaca.

Na análise da coordenadora, o resultado é fruto de um trabalho coeso da equipe do Campus Lagarto e do IFS, envolvendo toda a comunidade acadêmica. “Somos uma equipe extremamente competente e que trabalha em conjunto sempre, temos uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que acompanham de perto todos discentes. Além disso, temos uma equipe de servidores técnicos dentro de setores como CRE, NAE, Biblioteca, dentre outros tantos que agilizam todas as solicitações dos estudantes de maneira exemplar, temos docentes que sempre estão se atualizando e buscando projetos de pesquisa, monitorias, ministrando cursos de extensão, organizando eventos, e temos discentes comprometidos com sua missão e que sabem a importância do IFS”, descreve Catuxe Varjão.

Ela ressalta ainda que mesmo com a pandemia e com o ensino remoto nos anos de 2020 e 2021 – período difícil para toda comunidade acadêmica - a equipe trabalhou arduamente para que os discentes continuassem seus estudos e que pudessem seguir sua missão. “Essa nota significa, ainda, uma esperança para possamos continuar nossa missão no IFS, mesmo com tantos cortes de verbas, nossa equipe continua trabalhando para manter sua qualidade, nossos docentes buscam editais de pesquisa nacionais, conseguem montar novos laboratórios de pesquisa, além de coordenar projetos de extensão, e conseguem, assim, contribuir para a formação integral de seus discentes”, comemora a coordenadora.

Já Mario Farias, gerente de Ensino Superior do Campus Lagarto, considera esse resultado como um reconhecimento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem ofertado pelo curso, campus e IFS. “É um alinhamento com o que está sendo discutido em sala de aula e o que o mercado está exigindo do profissional. Trata-se de uma prova difícil para o aluno, com questões mais complexas, dignas de um profissional do mercado de trabalho. E com o resultado positivo, só comprova a qualidade do que ofertamos”.

Na análise do gerente, as discussões sobre ensino e aprendizagem no âmbito do IFS também foram relevantes. “A instituição vem se preocupando sobre como o docente aplica executa sua prática pedagógica. Há alguns anos temos essa discussão nas jornadas e encontros pedagógicos em todos os semestres. Ter essa abertura institucional para que o docente possa desenvolver e aprimorar sua prática é relevante”, ressalta Mário

Sobre o Enade

De acordo com o Inep, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

registrado em: