Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFS
CIÊNCIA PARA TODOS

Inscrições abertas para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFS

Criado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 09h59 | Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 09h59 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 10h24

Este ano, o evento tem como tema o Bicentenário da Independência do Brasil

Card SNCT 1 1Por: Monique de Sá

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) está na contagem regressiva para a realização do maior evento de popularização da ciência da instituição: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano se encontra em sua 19ª edição e tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O evento acontece de forma on-line no canal oficial do Instituto no YouTube, entre os dias 28 e 29/11; e de forma presencial nos campi nos dias 30/11 a 02/12.

Os interessados terão até 29 de novembro para se inscrever e, caso desejem submeter trabalhos, terão até 01º de novembro como prazo. Tanto a inscrição quanto a submissão de trabalhos (confira as normas clicando aqui!) deverão ser feitas por meio do Sistema de Publicações do IFS, o SisPubli.

O objetivo da SNCT é mobilizar a sociedade como um todo, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, proporcionando um espaço democrático para discussão da pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Além disso, o evento oportuniza a apresentação de projetos desenvolvidos na instituição e seus impactos e aproveitamento na sociedade.

Durante a SNCT estarão inseridos na programação: o 9º Congresso de Iniciação Científica (CIC), com as mesas-redondas: “Cientistas nos IF’s - nossas principais contribuições à ciência, tecnologia e inovação no Brasil” e “Perspectivas de Futuro - o que se espera da ciência, da tecnologia e das inovações para os próximos 200 anos no Brasil”. Além do CIC, será realizada também a 7ª Semana de Extensão Tecnológica (SEMEXT).

Jaime Barros Neto, diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IFS e coordenador geral da SNCT/IFS, pontua que o evento vem ao longo dos anos proporcionando a divulgação de pesquisa aplicada, de extensão tecnológica e da apresentação de tecnologias inovadoras para empresas e comunidades.

“Com a SNCT, ofertam-se experiências únicas de trocas de conhecimentos, novas possibilidades de aproximação com o mercado de trabalho e a sociedade, o surgimento de ideias inovadoras, novos questionamentos e o despertar para novos projetos. Contamos que esta edição seja tão forte como as anteriores e que envolva todos os campi dos IFS e suas comunidades”, ressalta Jaime.

O tema deste ano propõe a integração da SNCT às comemorações dos 200 anos da Independência, que busca refletir sobre esse processo histórico na construção e desenvolvimento da nação brasileira. Chirlaine Gonçalves, pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, ressalta a relevância da temática diante do cenário atual e frisa como a realização da Semana é um instrumento necessário como espécie de “prestação de contas” para as pessoas acerca do trabalho desenvolvido pelo IFS.

“A SNCT é o evento mais importante da rede no que se refere aos Institutos Federais. É a oportunidade que temos em falar da ciência e mobilizar nossa comunidade, sendo uma devolutiva para a sociedade do que temos feito como instituição de ensino. Essa temática nos leva à reflexão sobre esse processo histórico da independência, até mesmo na construção da nossa nação, tendo tudo a ver com a nossa realidade”, reflete a pró-reitora.

Realização

O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) e nos campi pelas Coordenações de Pesquisa e Extensão (Copex). Além disso, conta com o apoio do Departamento de Inovação e Empreendedorismo (Dinove), da Coordenação de Publicações (Public), da Editora do IFS (EDIFS) e da Assessoria Internacional (ASSRI).

Participam também como colaboradores para a realização da SNCT: Secretarias e Escolas Municipais e Estaduais de Ensino, espaços destinados à cultura, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A 19ª SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sendo realizada desde 2004, quando foi instituída por meio de decreto presidencial.

Após 18 edições, a SNCT tornou-se significativa política de Estado, que permite debater, estimular e realizar atividades de popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de desenvolver a cultura científica nas escolas, universidades, comunidades, museus, instituições científico-culturais e locais públicos, em todo o Brasil.

Card SNCT 2

registrado em: