Página inicial > Últimas Notícias > Equipes do IFS chegam à semifinal do desafio nacional Inspira Tech
INOVAÇÃO

Equipes do IFS chegam à semifinal do desafio nacional Inspira Tech

Criado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 15h26 | Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 15h26 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 15h41

Iniciativa visa estimular a cultura do empreendedorismo e da inovação entre os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica de todo o país

Inspiratech equipeLagartoTrês equipes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foram classificadas para a etapa semifinal do Desafio Inspira Tech, uma iniciativa para promover uma competição nacional para estimular a cultura do empreendedorismo e da inovação entre os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica de todo o país. O desafio é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Estão participando do Inspira Tech equipes de todo o país, compostas cada uma por até cinco estudantes de educação profissional. Ao final das três etapas, o desafio vai premiar as melhores propostas de novos negócios de base tecnológica feitas pelos participantes. Da etapa inicial, realizada entre junho e setembro de 2022, participaram três equipes do IFS: a “LABIC – Silibrina”, composta por alunos dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial, Eletromecânica e Edificações do Campus Lagarto, sob coordenação da professora Stephanie Kamarry; a TSL v9 Energy - Elite-1, composta por alunos do curso subsequente de manutenção e suporte em informática do Campus Socorro e coordenada pela professora Eline Alves; e a Alpha Tech-1, do Campus Lagarto e coordenada pelo professor Flaygner Matos.

De acordo com Stephanie Kamarry, coordenadora de Incubação e Empreendedorismo, e coordenadora de uma das equipes, na primeira etapa do desafio foram realizadas palestras on-line sobre criatividade e economia 4.0, modelagem de negócios e monetização. Além disso, as equipes desenvolveram um pitch, que é uma apresentação, que tem o objetivo de apresentar e/ou vender uma ideia de modelo inovador de negócio.

Inspiratech socorroApós o período de avaliação das propostas de negócios, ambas as equipes passaram para a etapa semifinal juntamente com outras 81 de todo o país e que ocorre entre setembro e outubro, de maneira virtual, com resultado previsto para ser divulgado em 12 de outubro. Já com esse resultado, as equipes dos campi de Lagarto e de Socorro foram premiadas com Viagem a Recife para conhecer o polo tecnológico de Recife, que focam em sustentabilidade e na indústria 4.0, trabalhando ideias, como Smarts Cities e IOT.

Oportunidade

A professora Stephanie Kamarry explica que, desde a criação da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo, o IFS tem se esforçado para disseminar a cultura empreendedora entre alunos e professores. “Acredio que o Desafio InspiraTech, de maneira integral, está proporcionando um mergulho na cultura empreendedora aos nossos alunos, de modo a desenvolver competências e características do comportamento empreendedor, tais como resolução de problemas, independência e autoconfiança", ressalta.

Líder da equipe Labic – Silibrina, do Campus Lagarto, João Antônio de Santana Santos ressalta a importância da cultura de inovação e empreendedorismo, tão necessárias na vida profissional. “Ao participar do desafio Inspira Tech, pude enfrentar situações novas e complexas que me ajudaram a ter uma melhor adaptabilidade, um pensamento mais crítico e muito mais”, comemora.

Integrante do grupo TSL v9 ENERGY do IFS Campus Socorro, o aluno Rafael Ferreira está confiante quanto aos resultados do trabalho desenvolvido por sua equipe. “Vamos superar as nossas dificuldades e levar nossa comunidade e nossos negócios a outro patamar”, comemora.

Próximas etapas

Ainda na semifinal, as equipes participantes terão a oportunidade de receber orientação e aprimoramento dos pitches, bem como a realização de mentorias e entrega de atividades que serão avaliadas. Já da etapa final devem participar apenas três equipes, em São Paulo, e ocorrerão no mês de novembro de 2022.

registrado em: