Página inicial > Últimas Notícias > NEABI vai realizar live sobre o negro no esporte
ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS

NEABI vai realizar live sobre o negro no esporte

Criado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 14h34 | Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 14h34 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 16h01

A transmissão será realizada na terça-feira (13), a partir das 15h, no canal do YouTube do IFS

NEABI feedNa próxima semana, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Sergipe (NEABI/IFS) vai promover um bate-papo com Lucas de Senna, repórter da TV Globo, para discutir “O negro no esporte: ocupação de espaços e desafios”. A conversa faz parte do ciclo de debates mensais promovido pelo projeto Imaginários Negros. A transmissão ao vivo será realizada no canal do YouTube do IFS, na terça-feira (13), a partir das 15h.

São recorrentes os casos de racismo no esporte contra jogadores brasileiros. O fato ocorre no exterior e também em competições nacionais. Nas últimas semanas, os principais casos discutidos no futebol foram o do jogador Vini Júnior, que atua no campeonato espanhol pelo Real Madrid, e o do zagueiro Robert Renan, durante partida das oitavas de final da Copa do Mundo Sub-20, realizada na Argentina.

De acordo com o professor Alexandre Oliveira, coordenador do NEABI/IFS, o que acontece no mundo do esporte é um reflexo da nossa sociedade. “É importante que a comunidade acadêmica e a sociedade sergipana tenham a possibilidade de discutir temas relacionados a questões raciais em diversos âmbitos e abordar possibilidades de enfrentamento ao preconceito”, destacou.

A mediação do bate-papo será realizada pelo professor Alexandre e pela produtora cultural do Instituto Federal de Sergipe, Aline Soares.

IMAGINÁRIOS NEGROS

É uma proposta desenvolvida desde novembro de 2022 pelo NEABI/IFS, com o intuito de promover encontros, presenciais ou virtuais, que desenvolvam temáticas relativas às questões raciais, tendo a esperança, a criatividade como propulsora de ações concretas, visando a superação do preconceito e das desigualdades raciais.

registrado em: