Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e Cultura > Encontro internacional sobre feminismo vai debater mulheres e relações de gênero

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 03 de Mai de 2016, 14h36 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Aracaju vai sediar o 19º encontro internacional da rede feminista norte e nordeste de estudos e pesquisas sobre mulher e relações de gênero, o Redor. O evento é realizado com o apoio do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e vai acontecer entre os dias 15 e 17 de junho na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A taxa de inscrição varia entre R$ 110 e R$ 200 e pode ser feita através do site www.encontroredor.com.br.

A Prof.ª Dr.ª Elza Ferreira Santos, do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Campus Aracaju, explica que o Redor é um grande evento internacional que tem o IFS como uma das instituições realizadoras. "É importante para quem busca conhecer as pesquisas feministas e integrar-se a esse universo de pesquisa tão fundamental para quem participa da área de Educação e Tecnologia", diz. Um dos principais objetivos do evento é incentivar a formação de novos grupos, núcleos e programas de estudos sobre as questões da mulher e relações de gênero nas instituições de educação superior.

Durante o Encontro, haverá diversos Grupos de Trabalho (GT) que abordarão a questão das mulheres e suas relações de trabalho. Dois deles terão o envolvimento de servidores do IFS: a Prof.ª Elza Ferreira é uma das coordenadoras da sessão de comunicações Gênero, Cultura Popular e Artes e a Assistente Social Me. Ana Paula Leite Nascimento realizará a coordenação da sessão de comunicações Programa Mulheres Mil. Todos os GTs abrangem um campo de pesquisa bastante promissor e de interesse aos que fazem parte dos cursos superiores e de pós-graduação, principalmente.

O evento

O 19ª Encontro da REDOR discutirá a transversalização de gênero na produção do conhecimento e nas políticas públicas, reconhecendo que a perspectiva de gênero e a categoria analítica gênero atravessam todos os campos de prática e de conhecimento, representando um caminho profícuo para a promoção da equidade de gênero e a efetivação dos direitos das mulheres e das pessoas LGBTQI.