Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Após passar por avaliações presenciais do MEC, IFS é recredenciado por mais 8 anos
CONQUISTA

Escrito por ADRINE COUTO CABRAL | Criado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 17h30 | Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 17h30 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 09h46

Instituições de Ensino Superior devem confirmar competência para oferta de cursos

ARACAJU 7O Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi recredenciado pelo Ministério da Educação. Válido por oito anos, o recredenciamento é uma avaliação in loco pela qual todas as instituições de Ensino Superior passam e tem o objetivo de verificar a estrutura física, além de confirmar a competência para a oferta de cursos.

Para obter o recredenciamento, o IFS recebeu uma comissão de avaliadores do MEC, que analisou vários setores, como coordenações dos cursos superiores, laboratórios, bibliotecas, coordenadorias de registro escolar, áreas de práticas esportivas e de convivência, regulamentos internos, instruções normativas e salas de professores. Também houve reuniões com docentes, técnicos administrativos, estudantes e Comissão Própria de Avaliação.

De acordo com o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, o resultado desse processo criterioso indica que o IFS apresenta perfil de qualidade na oferta de cursos e mostra o empenho e dedicação de todos os servidores. “Temos desenvolvido um trabalho de muita qualidade em várias áreas da instituição, e por isso estamos avançando de forma inequívoca. Uma conquista que se soma com o recredenciamento é a posição nacional do nosso curso de Engenharia Civil, que é o 7º do Brasil”. Vale ressaltar que, em virtude do bom resultado da avaliação do MEC, o recredenciamento do IFS será válido por oito anos.

Ranking

Além do recredenciamento, o IFS foi um dos mais bem classificados entre as instituições de ensino superior do país. A instituição obteve conceito 4, numa escala de 1 a 5, no conceito médio da graduação no ranking nacional do índice geral de cursos (IGC). Com este resultado, o IFS aparece com a sexta colocação neste quesito na lista nacional dos institutos federais avaliados. O indicador foi divulgado em 2017 e refere-se à avaliação do ano 2015.

O IGC, nota do MEC dada aos estabelecimentos de ensino superior, resulta da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de graduação em combinação com o resultado do Exame Nacional de desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo a procuradora educacional institucional, Lígia Cristina da Silva, responsável direta pelo acompanhamento dos processos de recredenciamento, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, é interessante aos alunos aspirantes a um ensino superior de qualidade e excelência que pesquisem o IGC da instituição de ensino.

É possível verificar o resultado dos indicadores diretamente pela página do INEP.