Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Proposta de modelo de padronização de processos ganha prêmio nacional no RJ

Proposta de modelo de padronização de processos ganha prêmio nacional no RJ

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h28 | Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h28

Projeto ganhou título de ‘best paper’ entre artigos apresentados na Escola Regional de Sistemas de Informação de 2017

PREMIO BOLSISTAA proposta de um modelo de padronização de processos realizada no Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi tema de artigo apresentado na última edição da Escola Regional de Sistemas de Informação (ERSI/2017). Premiado na categoria ‘best paper’, o trabalho teve como base um projeto desenvolvido pelo bolsista de extensão do IFS, Leonardo de Jesus Silva, com orientação de servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sobre mapeamento de processos na instituição.

De acordo com Leonardo, o objetivo do projeto é melhorar a performance de práticas nas diversas áreas da instituição por meio da padronização. “Detectamos que há atividades que são desenvolvidas deformas diferentes em cada unidade do IFS, o que prejudica a otimização das atividades. Nós identificamos os gargalos e propomos modelo com base no Business Process Model and Notation (BPMN)”, explica o bolsista do IFS, que é aluno do curso de Sistemas da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Para submeter ao ERSI, ele e Igor Nascimento dos Santos, também bolsista de extensão do IFS, transformaram o projeto em artigo na categoria ‘short paper’. “Fui surpreendido ao receber o prêmio de ‘best paper’ entre os trabalhos publicados na categoria. Para nós, já era muito bom o fato de estar no evento, pois apenas 50% dos artigos inscritos foram aprovados. Foi uma experiência incrível representar a instituição e o meu estado”, comemora Leonardo.

Graças à premiação, o projeto de padronização desenvolvido pelo bolsista e com orientação de servidores da DTI será ainda tema de palestra no IX Simpósio de Engenharia de Produção da UFS, que ocorrerá entre 28 de novembro e 1º de dezembro de 2017.