Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Projeto de Engenharia Civil atende famílias de baixa renda e melhora formação dos alunos
A PRÉVIA

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 14h53 | Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 14h53

DSC 0264Em um ano de atividade, 20 famílias de baixa renda já foram atendidas com serviços gratuitos

O compromisso de usar o conhecimento acadêmico para servir à comunidade é o que move a equipe do Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia (Emae) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância. Em um ano de atividade, 20 famílias de baixa renda já foram atendidas com serviços gratuitos em áreas como levantamento cadastral, projetos arquitetônicos, projetos complementares e reformas.

A equipe do Emae firmou convênio com a Defensoria Pública de Sergipe e está negociando parcerias com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), a Prefeitura de Estância e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) para ampliar o atendimento à população. Os serviços ofertados vão desde a reformas de edificações até o levantamento cadastral de imóveis e terrenos e o levantamento topográfico para regularização fundiária, desmembramento e remembramento.

“Me sinto lisonjeada dentre tantos alunos ter sido escolhida para fazer parte do Emae, projeto esse que me traz tantos benefícios, adquirindo sempre novos conhecimentos e colocando em prática um pouco do aprendizado da vida acadêmica. Fico feliz em saber que estou contribuindo para o desenvolvimento do meu município”, afirmou a bolsista Patrícia Campos, 21 anos, do curso de Engenharia Civil.

Com a iniciativa de criar o escritório modelo todos ganham: os alunos, que têm a oportunidade de aprender na prática e melhorar sua formação; os professores, que exercem a profissão para além da docência; o IFS, que contribui com a sociedade; as famílias de baixa renda, que contam com serviços especializados de graça; e as instituições parceiras, que facilitam a vida da população e agilizam processos antes enviados a Aracaju.

Sobre o Emae

Os projetos desenvolvidos visam garantir conforto térmico, acústico, lumínico e estético, com base na utilização dos recursos naturais de ventilação e insolação; e buscam soluções que usem o mínimo de recurso financeiro e reduzam ao máximo o consumo dos recursos naturais. Para ter acesso ao serviço é preciso passar por uma triagem realizada pela assistente social do campus.

Os interessados devem se dirigir ao IFS - Estância nas segundas e quintas-feiras, no horário das 9h às 11h, e participar de uma entrevista. O critério exigido é possuir renda familiar de até três salários-mínimos, como prevê a lei para comprovação de baixa renda. O campus  fica localizado na rua Café Filho, nº 260, bairro Cidade Nova, CEP: 49200-000.

Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro do jornal A PRÉVIA