Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Novo site do IFS reorganiza conteúdo e obedece aos princípios da acessibilidade

Novo site do IFS reorganiza conteúdo e obedece aos princípios da acessibilidade

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 15h10 | Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 15h10 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2016, 17h21

Nova página do IFS adota padrão de identidade do Governo Federal

novositeO novo site do Instituto Federal de Sergipe (IFS) já está no ar. Com formatação adequada aos princípios da acessibilidade e leiaute orientado também aos dispositivos móveis, a página permite que os usuários deduzam mais facilmente os locais dos conteúdos e possui maior integração com as redes sociais. A migração de conteúdo vai acontecer em três momentos – a etapa atual foi responsável pela remodelação apenas da página principal.

O conteúdo do novo site do IFS está privilegiando as informações voltadas ao público externo, que hoje tem os portais como ferramenta principal de obtenção de informações institucionais. As notícias ligadas a alunos e professores serão disponibilizadas em uma área específica no menu esquerdo. Em virtude da nova distribuição, os links foram organizados de forma que usuários encontrarem rapidamente o que precisam. Após a identificação dos assuntos mais buscados ao longo do tempo, foram criados oito grandes grupos – acesso à informação, nossos campi, institucional, processo seletivo, cursos, alunos, servidor e central de conteúdo – e cada um deles terá diversos subgrupos.

Thiago Guimarães Estácio, programador visual do IFS, explica que a nova organização das seções do site foi fruto da realização de entrevistas com usuários leigos e da aplicação da técnica card sourting, que consiste na apresentação do possível conteúdo ao público em formato de cartões para que sejam organizadas as informações de acordo com o modelo mental deles. “Dessa forma, chegamos à melhor disposição dos elementos e aplicamos no site”, diz.

Acessibilidade e dispositivos móveis

A atualização da interface atendeu uma necessidade de padronização do Governo Federal em relação às plataformas digitais. Uma das diretrizes para os novos sites dos órgãos que compõe a estrutura federal, denominada de e-MAG, diz respeito à acessibilidade – ou seja, a possibilidade de uso da interface pelos portadores de alguma deficiência. Botões como “alto contraste”, “mapa do site”, “ir para o menu”, “ir para o topo” e “ir para o conteúdo”, que estão localizados na parte superior do site, além de diversos comandos de atalho, podem contribuir para inclusão de pessoas com deficiência no universo da comunicação digital.

Outro recurso que permite uma maior abrangência do conteúdo gerado pelo IFS é o que está relacionado à responsividade – adequação automática do conteúdo aos formatos de tela de tablets e celulares. Ao abrir o site em dispositivos móveis, uma barra de menu é formada na parte central da tela enquanto o conteúdo é ofertado de forma amigável e verticalizada. Todas as mudanças têm como foco o acesso mais apropriado e abrangente das informações institucionais.

Mídias

banner secom portal1 1O local de notícias em texto, fotografias, vídeos da IFS TV e redes sociais também foi repensado. Antes, as notícias produzidas sobre o IFS eram divididas por campi em um espaço na parte central inferior da página. No site atual, as matérias agora preenchem uma mesma área - a solução trará mais dinamismo à produção jornalística e dará mais visibilidade aos textos. Haverá uma matéria de destaque, na parte central superior, com fonte e imagem maiores. Abaixo do texto principal haverá seis notícias de tamanhos menores sobre a Reitoria ou qualquer um dos campi da instituição.

As reportagens da IFS TV ficarão organizadas por ordem de inserção no espaço abaixo das notícias em texto e imagem. Haverá, na mesma área do site, o arquivo de notícias – no qual constará a opção de acessar uma lista ainda maior com título, foto e texto sucinto das notícias - e a agenda de eventos. Na mesma zona da página, estarão a galeria de imagens organizada por acontecimento e as postagens mais recentes das redes sociais digitais – em especial, o Facebook e o Twitter.

Próximas fases

A primeira fase do novo site do IFS trouxe mudanças significativas no site principal, acessado através do endereço www.ifs.edu.br. As páginas dos campi, das pró-reitorias e das diretorias serão atualizadas para a configuração mais recente na fase dois, que está prevista para ser implantada em dezembro deste ano. Além disso, o segundo momento será responsável por ajustes à página inicial a partir das sugestões enviadas pelos usuários do portal.  Na terceira e última fase, os sites específicos serão descontinuados e incluídos no mesmo padrão da página inicial.

Para Fernando Lucas de Oliveira Farias, diretor de Tecnologia da Informação do IFS, o lançamento do novo site representa a busca pela evolução tecnológica e possui três eixos fundamentais: padronização, responsividade e inclusão. “O primeiro momento do site já fez a integração visual da área principal aos preceitos do Governo Federal. As próximas duas tornarão a página do IFS completamente integrada e adequada à mais atual tecnologia de confecção de páginas da internet”.

Críticas, sugestões e elogios ao novo site, envie e-mail para dti@ifs.edu.br