Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Campus adquire coleção completa de Tobias Barreto

Campus adquire coleção completa de Tobias Barreto

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2015, 14h51 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

foto 1 11-08-15O Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Tobias Barreto, recebeu das mãos do Secretário Municipal de Cultura, Sr. Josenilson Bispo dos Santos, a obra completa do jurista, poeta e filósofo Tobias Barreto de Menezes. A coleção foi organizada pelo historiador e membro da Academia Sergipana de Letras, Luiz Antonio Barreto, e objetiva apresentar à comunidade a lição, deixada por Tobias Barreto, de pensar desassombradamente, com audácia e por si mesmo.

A coleção reúne 09 (nove) volumes, dentre eles, a obra "Dias e Noites", 1881, único livro de poesia de Tobias Barreto. O estudo da Filosofia e do Direito empolgava o sergipano, que publicou diversos textos com essas temáticas, sendo o livro "Ensaios de Filosofia e Crítica", 1875, um dos mais notório e vasto trabalho desse genial autor.

Para o Diretor Geral do Campus, José Franco de Azevedo, essa obra magistral é de suma importância para toda a comunidade acadêmica, não só por sua raridade, mas também pelo seu conteúdo. "Tobias Barreto de Menezes foi um dos maiores pensadores brasileiros, um homem a frente do seu tempo, que mesmo tendo escrito toda a sua obra no século XIX, suas ideias sobre Direito, Sociologia e Filosofia permanecem atuais", completou o diretor do campus.

Todas as obras estão à disposição dos alunos e servidores do IFS, na biblioteca Tobias Barreto, localizada nas dependências do campus.

Sobre Tobias Barreto

foto 2 11-08-15Tobias Barreto (1839-1889) foi filósofo, escritor e jurista brasileiro. Foi o líder do movimento intelectual, poético, crítico, filosófico e jurídico, conhecido como Escola do Recife, que agitou a Faculdade de Direito do Recife. Patrono da cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras.

Tobias Barreto nasceu na Vila de Campos do Rio Real, hoje Tobias Barreto, no estado de Sergipe, no dia 7 de junho de 1839. Filho de Pedro Barreto de Menezes e de Emerenciana Barreto de Menezes. Iniciou os estudos em sua cidade natal. Porém, foi em Recife que Tobias Barreto iniciou a publicação de suas obras notáveis, após ingressar na Faculdade de Direito.

Contemporâneo de Rui Barbosa, Joaquim Nabuco e Castro Alves, Tobias viveu, durante anos, em um ambiente muito intelectualizado e dominado pelos estudantes do curso jurídico.

A contribuição filosófica e científica de Tobias Barreto foi de grande importância, uma vez que contestou as linhas gerais do pensamento jurídico dominante e tentou fazer um entrosamento entre a filosofia e o direito, propagando os estudos de Darwin e de Haeckel. Apesar de ter vivido até as vésperas da República, não se envolveu nos movimentos republicanos. Ele lecionou na Faculdade de Direito de Recife, a qual, hoje, é consagrada como "A Casa de Tobias".

O Gênio da Humanidade, 1866
A Escravidão, 1868