Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Bullying e preconceito são discutidos de forma lúdica em Tobias Barreto
ARTE E EDUCAÇÃO

Bullying e preconceito são discutidos de forma lúdica em Tobias Barreto

Escrito por VICTOR DE ARAÚJO PONTES | Criado: Quinta, 04 de Mai de 2017, 09h08 | Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2017, 09h08

Alunos do Campus Tobias Barreto encenaram peças em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying

Encenação da peçaO Instituto Federal de Sergipe - Campus Tobias Barreto, através da Coordenação de Assistência Estudantil (COAE), promoveu no dia 26 de abril o Dia de Combate ao Bullying na Escola. A atividade, que estava em consonância com as ações desenvolvidas pela Diretoria de Assistência Estudantil (DIAE), fez parte de uma ação ainda maior - durante todo o mês, alunos do Curso Técnico de Comércio discutiram em sala de aula as temáticas do preconceito, da violência e do bullying. Os debates foram coordenados pelas professoras Aline Bezerra e Tatiane Böhmer.

A proposta do projeto era de que as discussões e as atividades desenvolvidas estivessem relacionadas aos conteúdos das disciplinas português instrumental, técnicas de oratória, governança corporativa e etica empresarial. Como resultado das discussões, os alunos apresentaram peças teatrais, poesia, cordel encenado e esquete. As professoras  Aline e Tatiane destacaram a criatividade e o empenho dos alunos para a realização do evento. "Eles se preocuparam desde a construção até a encenação das atividades, como também o cenário e o figurino. A empolgação deles demonstra que é possível aprender com arte", disseram as docentes.

Para os integrantes da COAE, as apresentações dos alunos superaram as expectativas e demonstraram a importância para o aprendizado dos alunos das ações de interdisciplinaridade e de protagonismo juvenil. Além de professores, alunos e servidores do campus, o Dia de Combate ao Bullying na Escola do Campus Tobias Barreto contou com a presença da psicológa Carla Storino.

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

O dia 07 de abril foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Bullying na Escola pela lei nº. 13.277/2016. Neste dia, em 2011, aconteceu o massacre de Realengo, no Rio de Janeiro, onde 12 crianças foram assassinadas a tiros na escola, por um ex-aluno, que após o ato cometeu suicídio. Há indicações de que o autor enfrentou situações de bullying na infância. É um dia triste para a educação, mas também um dia de muita reflexão sobre a violência a que nossas crianças e jovens estão expostos.