Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Aluno e professor participam de competição online de desenvolvimento de jogos
ENSINO E INOVAÇÃO

Aluno e professor participam de competição online de desenvolvimento de jogos

Escrito por ANA PAULA CADETE DE ARAUJO VIANA | Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 09h01

MG 6011.1 A atividade propiciou ao aluno participante a possibilidade de desenvolver e publicar seu próprio jogo 3D, além de servir de estímulo para o mesmo e outros discentes a persistirem em seus objetivos

Todo educador, que assume um papel reflexivo no processo de ensino e aprendizagem, já parou para repensar sua prática de aplicação de conteúdos. Com o intuito de desmistificar os assuntos e atingir uma forma prazerosa e dinâmica de ensino, ele cria métodos que trazem inovação à educação e ajudam seus discentes a enxergarem seu potencial. Esse é o caso de Christiano Lima Santos, professor do curso técnico em Informática do Instituto Federal de Sergipe - Campus Tobias Barreto, que criou um grupo de estudos chamado "Compartilhando Conhecimentos e Experiências em Entretenimento Digital" com o foco em conversar sobre a indústria de jogos eletrônicos, gerar e compartilhar conhecimentos sobre ferramentas adotadas no desenvolvimento de games. O projeto conta com a participação ativa do aluno, Hernan do Carmo Evangelista dos Santos Dias, que encarou o desafio e participou com o professor de uma game jam (termo usado para competições de desenvolvimento de jogos) online, organizada e publicada via website itch.io, que totalizou 48 horas de competição.

CSTS 01Sob os temas "vendas" e "cores", a dupla projetou e elaborou a primeira versão do jogo "Color Selling Truck Simulator", no qual o jogador controla um caminhão que deve comprar e vender cores em cinco mercados espalhados pelo mapa com o objetivo de ganhar dinheiro com a variação de preço de um local para o outro, bem como de acordo com o tempo. O jogo foi criado com base no aprendizado obtido durante o curso e encontros do grupo, as ferramentas adotadas no desenvolvimento foram a Unity (programação), Blender (modelagem 3D), Bosca Ceoil (música), Piskel (pixel art) e Flash CS3 (edição de gráficos).

Para o professor Christiano Santos, participar dessa competição é um passo importante para o grupo de estudos, bem como para todo o campus, que começa a dar publicidade àquilo que o mesmo produz e aponta sua capacidade em participar de um mercado tão atual e competitivo quanto é a indústria de jogos eletrônicos. "Apesar de não haver premiações diretas, atividades como essa propiciam ao aluno participante a possibilidade de desenvolver e publicar seu próprio jogo 3D, além de servir de estímulo para o mesmo e outros alunos a persistirem em seus objetivos", acrescenta.

O aluno Hernan Dias, que nunca teve experiência em qualquer evento desse tipo, destacou que foi muito produtivo CSTS 04participar desta atividade, como forma de contribuição para seu futuro desenvolvimento profissional. "Trabalhamos em equipe para construir este jogo, desde a definição do tema até as decisões de arte e gameplay, o que me ajudou a entender como funciona o trabalho em equipe nesse ramo. Vejo que se eu me esforçar mais, com certeza, poderei criar meus próprios jogos e possivelmente entrar nesse mercado de trabalho com êxito", diz.

O jogo, que pode ser acessado no seguinte link, já está disponível para download.