Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Jornada abre espaço para troca de experiências entre alunos
Encontro

Jornada abre espaço para troca de experiências entre alunos

Escrito por JACQUELINE DE JESUS AZEVEDO FREIRE | Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 11h59

foto 2Organizados em quatro grupos de trabalho, os estudantes puderam refletir sobre quatro grandes eixos que permeiam as discussões da assistência estudantil

Após visitar os campi Itabaiana e São Cristóvão, a Jornada de Assuntos Estudantis encontrou no Campus Tobias Barreto mais um espaço para reflexões, diálogos e avaliações. Trazendo em sua missão o grande debate da assistência estudantil no IFS, realizado na quarta-feira, 8, o evento contou com a participação de servidores, alunos do Campus Tobias Barreto e alunos do Campus Estância. Organizados em quatro grupos de trabalho, os estudantes puderam refletir sobre quatro grandes eixos que permeiam as discussões da assistência estudantil.

O diretor do Campus Tobias Barreto, José Sérgio Filgueiras da Costa, enfatizou a importância da jornada como um espaço onde os discentes podem compartilhar seus anseios, expectativas, bem como as dificuldades enfrentadas no dia a dia acadêmico, podendo dessa forma a instituição buscar ações condizentes à realidade do aluno. Ao definir a importância das JAE’s para o alunado do Instituto, o então diretor da DIAE, José Franco de Azevedo, enalteceu a oportunidade de exercer a cidadania, além de ampliar os espaços de discussão e aprimoramento da política de assistência estudantil.

Foto 1A gerente de ensino do Campus Tobias Barreto, Giceli Formiga, salientou que foi a primeira vez que o Campus Tobias Barreto participou da JAE’s e que deu para perceber o quanto esse momento é importante para os estudantes. “Como o encontro é realizado em vários campi, os alunos podem exercer a democracia e compartilhar as diferentes realidades vividas, conhecendo melhor o Instituto como um todo”, explica a gerente de ensino.

Criada em 2013, a Jornada de Assistência Estudantil, como antes era denominada, tinha um outro formato e era realizada em cada Campus. Hoje, após mudanças, o evento recebe o nome de Jornada de Assuntos Estudantis e acontece de forma regional, agrupando os diversos campi do IFS. Segundo a assistente social do IFS, Antônia Fernanda Silva Santos, a JAE’s contribuiu para que a política de assistência estudantil fosse elaborada, e serviu como espaço de avaliação e discussão das ações desenvolvidas.