Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Projeto de cinema itinerante do IFS Tobias Barreto finaliza segunda edição

Projeto de cinema itinerante do IFS Tobias Barreto finaliza segunda edição

Criado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 12h15 | Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 12h17 | Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 10h36

IMG 1820 01Apesar dos ajustes no formato por conta da pandemia, o desenvolvimento do projeto foi um sucesso.

Por Alice Santos

IMG 1828 01O CineIFS - Cinema Itinerante é um projeto desenvolvido pelo Campus Tobias Barreto que tem o objetivo de fomentar discussões e debates por meio do Cinema entre estudantes de escolas do Município de Tobias Barreto, difundindo o acesso à cultura. Por conta da pandemia, em 2020 o projeto precisou ser reformulado, dessa forma no lugar de reunir os alunos no espaço físico das escolas para a exibição dos filmes, a equipe organizadora do projeto indicou obras disponíveis na internet para que os alunos pudessem assistir em casa e em seguida produzir um texto que discutisse o tema central.

WhatsApp Image 2020 11 04 at 16.06.25
Este ano, foram selecionados filmes que abordassem questões que tem importância para o desenvolvimento social dos alunos: a motivação para os estudos, fake news e racismo. No total foram selecionados dez textos, entre redações e resenhas críticas, produzidas por estudantes do Colégio Estadual Abelardo Barreto do Rosário, da Escola Estadual João Antônio César e da Escola Estadual Tobias Barreto.

IMG 1795 01O apoio da gestão dos colégios, mas também dos professores de Língua Portuguesa, Literatura e Redação que auxiliaram na escolha dos melhores textos cujos autores foram premiados e certificados, foi um ponto fundamental para o sucesso do projeto; é o que explica Rosevaldo Xavier, o coordenador do CineIFS. Ele também comenta que o envolvimento de alunos e professores superou as expectativas “a edição foi um sucesso porque as escolas abraçam a ideia. A minha motivação é saber que o cineIFS incentiva queos alunos participem de outros projetos de extensão que fomentam a cultura. O retorno positivo desses alunos é o que me fortalece para continuar a desenvolver o projeto”, comenta.

IMG 1783 01Lucas Dias, atual Diretor do Colégio Abelardo Barreto do Rosário, explica que seu objetivo em firmar parcerias com outras instituições é sempre buscar o melhor para os alunos. “Sabemos que IFS é uma instituição reconhecida nacionalmente com potencial muito grande para elevar nossos alunos, por isso em toda parceria que o IFS nos solicita estamos presentes e sempre também procuramos o IFS para que venha ajudar em nossos projetos desenvolvidos pela própria escola”, ressalta o gestor. Lucas ainda conta que a participação dos alunos foi ativa. “Nós tivemos muitos alunos envolvidos, tirando dúvidas e ligando para os professores. Tivemos que escolher os três melhores mas várias redações estão no mesmo nível”, explica.

IMG 1816 01
Luana Macedo é professora de Língua Portuguesa, Redação e Artes na Escola Estadual Tobias Barreto, para ela, nesse período da pandemia o CineIFS foi uma oportunidade reaproximar os alunos da escola. A professora comenta que a dinâmica do projeto auxiliou na introdução de novos conteúdos em sala de aula. “Na disciplina de Laboratório de Texto eu estava iniciando o trabalho com o gênero textual da resenha crítica então aproveitamos pra unir esse gênero com a proposta do filme”, finaliza.

Entre as alunas vencedoras está Kailane Pinheiro que além de cursar o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Abelardo IMG 1718 01Barreto do Rosário também é aluna do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas na modalidade concomitante no Campus Tobias Barreto. Kailane reforça que sua principal motivação para participar do CineIFS este ano veio do incentivo dado pela professora. A aluna também enfatizou a importância que as ações de extensão desenvolvidas pelo IFS têm para o seu aprendizado. “A gente as vezes não se sente motivado e quando vocês chegam com esses projetos que nos incluem, nos dão força e estão sempre apoiando a gente a iniciar algo realmente em parte da educação, eu fico muito feliz”, encerra.