Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Alunos do Campus Tobias Barreto conquistam espaço no mercado de trabalho
Atuação profissional

Alunos do Campus Tobias Barreto conquistam espaço no mercado de trabalho

Criado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 14h16 | Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 14h17 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 14h25

Concluintes do Curso de Informática compartilham experiências profissionais bem-sucedidasWhatsApp Image 2021 02 09 at 15.20.33

Por Alice Santos

Desde o início de suas atividades em 2015, o Campus Tobias Barreto do Instituto Federal de Sergipe (IFS), já formou 07 turmas do Curso Técnico Subsequente em Informática entregando para a sociedade 95 profissionais formados. Entre os 79 alunos que atualmente cursam Informática no Campus Tobias Barreto, está o estudante do 4° período, Adriano Menezes de 45 anos, funcionário em uma empresa provedora de internet na cidade. Adriano conta que trabalhava em campo na manutenção da rede quando foi promovido, “surgiu uma vaga para trabalhar dando suporte ao analista de sistemas e estar estudando no IFS teve peso para a minha promoção. Então posso dizer que o IFS alargou essa porta”. Além da oportunidade da promoção, ele destaca a forma como os conhecimentos que aprende em sala de aula fazem parte de sua rotina de trabalho. “Todo o tempo estou fazendo alguma coisa que aprendi no curso, sendo na parte de lógica de programação, sendo com informática básica ou na segurança de informações e redes”, explica.

Foto Telmo Oliveira de Jesus 1467016A maneira como o curso é pensado e estruturado é um dos motivos pelos quais os estudantes alcançam o sucesso em suas carreiras profissionais. Telmo Oliveira, coordenador do Curso Técnico em Informática, reforça como as atividades desenvolvidas em sala de aula formam esses profissionais. “Conceitos, técnicas e ferramentas vistas em sala de aula são utilizadas também no mercado de trabalho. A atividade prática é extremamente relevante na formação técnica do aluno além de algumas atividades precisarem também de habilidades como liderança, trabalho em equipe, colaboração e flexibilidade”, comenta o professor. Telmo também destaca que o desempenho dos alunos é resultado da educação que o IFS oferece. “Esta conquista dos alunos reflete o empenho de todos que fazem o IFS. Estamos felizes com tais conquistas, o esforço e o comprometimento de todos são fundamentais para o sucesso dos nossos alunos”, finaliza.

Outro estudante que já atua profissionalmente na área é Plínio Augusto Santos, WhatsApp Image 2021 02 09 at 11.12.1126 anos, que trabalha como desenvolvedor freelancer e também na gestão de redes sociais. Ele atende clientes não só em Tobias Barreto, mas também em São Paulo Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Assim como para Adriano, para Plínio os aprendizados proporcionados pelo curso técnico fazem parte da rotina de trabalho. “O IFS me proporciona o conhecimento para o segmento que eu mais quero atuar na carreira profissional que é na parte de desenvolvimento. Quando você consegue implementar uma funcionalidade na área de desenvolvimento de sistemas no mundo real, para usuários reais, com todos os padrões que o trabalho requer, você fica muito satisfeito”, comenta.

Plínio explica que para ele a experiência de estudar no IFS está além dos conhecimentos técnicos, “eu sempre falo que a gente tem ensino gratuito e de muita qualidade, em um lugar que tem estrutura, professores maravilhosos, acompanhamento estudantil, psicólogos, auxílio permanência, por exemplo, teve o empréstimo de tablets para os alunos que não tem equipamento para estudar durante a pandemia. Não é só uma instituição de ensino que vai me preparar para uma determinada profissão, vai além do conhecimento técnico, é um conhecimento humano”, finaliza.