Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > IFS Tobias Barreto promove boas relações de trabalho durante a pandemia
Início do conteúdo da página
Clima organizacional

IFS Tobias Barreto promove boas relações de trabalho durante a pandemia

Criado: Quarta, 24 de Março de 2021, 11h02 | Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 11h03 | Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 11h11

O Café com o Diretor é um dos encontros pensados para manter as boas relações entre os servidores mesmo durante ophoto5105315483615340808 trabalho remoto

Por Alice Santos

O desempenho de membros de uma equipe de trabalho é influenciado por vários fatores nos mais diversos contextos e áreas de atuação. Um desses elementos é o clima organizacional, que pode ser definido de maneira simples como a vivência e percepção que temos em nosso ambiente de trabalho. Essa percepção pode trazer resultados positivos e negativos que refletem como cada pessoa se sente naquele ambiente. Para Giceli Batista, mestre em Psicologia, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e psicóloga escolar do Campus Tobias Barreto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) um bom clima organizacional é um ambiente que garante o bem-estar dos que participam dele e que as atividades previstas e os papéis institucionais sejam cumpridos. “Um ambiente organizacional saudável permite que o servidor acesse o seu potencial de diferentes formas e contextos, sempre atendendo aos seus papéis institucionais e em alguns momentos, inclusive, indo além deles”, explica.


giceli fotoGestores em diversos ambientes precisaram adaptar as estratégias para cultivar um bom clima organizacional a partir da necessidade de implantação do trabalho remoto para a prevenção ao Coronavírus. De acordo com Giceli um dos princípios para manter boas práticas organizacionais no teletrabalho é o reconhecimento mútuo das atividades de cada membro da equipe. “Exige que o servidor, a gestão e os colegas conheçam e reconheçam os papéis institucionais uns dos outros, e automaticamente esse servidor reconhecendo a sua função e sendo reconhecido por ela, vai poder atuar tanto presencialmente quanto a partir do teletrabalho atendendo as demandas requisitadas”, reforça.

cafed2Outro ponto importante para a saúde mental do profissional é a manutenção das relações interpessoais com os colegas. Giceli explica que é possível manter esse tipo de aproximação afetiva, mesmo em teletrabalho. “O isolamento social não precisa ser um distanciamento das pessoas que são importantes para o seu convívio no trabalho. Você pode ter uma aproximação além das tarefas executadas em equipes, mesmo em trabalho remoto você pode ter uma aproximação pessoal, entendendo como é que cada um tem feito nesse momento e também podemos expressar um pouco do que essa vivência é para cada um de nós de modo geral”, explica a psicóloga.


Seguindo o propósito do bem-estar no ambiente organizacional, o Diretor Geral do Campus Tobias Barreto, Márcio de Melo, comenta que manter ações de integração entre os servidores é um dos pontos de empenho da gestão. “Pretendo que esse trabalho seja contínuo e perene para que a gente tenha esse recheio de humanidade nas nossas falas, conversar sobre os momentos que erramos para que a gente possa reconhecer e naturalizar isso e nos momentos em que acertamos que a gente possa comemorar coletivamente. Eu acho que tudo isso é muito bacana e que veio dar um toque de solidariedade em nossa equipe”, comenta.

Café com o Diretor

Foi com esse objetivo de manter as boas práticas no ambiente de trabalho que o Café com o Diretor surgiu. Athumbnail EDCAA06F EEB6 41A0 AA00 BEADEE507697 ideia partiu da Coordenadora de Planejamento (COPLAN), Roberta Wanderley, durante uma reunião com os interlocutores da Gestão de Risco e Integridade. Ela conta que a ideia foi fruto tanto dessa troca com servidores de outros campi do IFS, quanto de ações similares que estavam ocorrendo em plataformas digitais. “Isso aconteceu em meados de julho de 2020, quando estávamos na incerteza do retorno ao trabalho presencial. E aí eu pensei que não precisaria ser apenas no retorno, poderíamos fazer mesmo de forma remota para que a gente se sinta interagindo e integrado”, afirma Roberta. A ideia foi acolhida pela gestão e colocada em prática com o apoio da Direção Geral e da Assessoria de Comunicação do Campus.

photo5105315483615340807Três encontros já foram realizados, em agosto e setembro de 2020 e em março de 2021. A última edição do evento teve como destaque a apresentação do espaço preparado como ambiente de convivência para servidores, que poderá ser utilizado para fomentar os momentos de integração no retorno ao trabalho presencial. Roberta explica que a proposta do projeto é tanto de trazer discussões sobre temas específicos relacionados ao ambiente de trabalho, quanto de abrir um canal de diálogo entre gestão e servidores. “O café se tornaria importante para promover justamente essa integração,para manter a proximidade entre a gestão e os servidores. Então a gente tem oportunidade de estar próximo do Diretor, de interagir, de fazer perguntas, tirar curiosidades e de envolver um pouquinho de cada um de nós servidores nesta gestão”, finaliza.

Para o diretor do Campus, o engajamento dos servidores tem sido o principal indicativo de que a ação está cumprindo seu objetivo. “Todos os servidores que participaram se envolveram muito, eu notei pelas falas e comentários. Nósphoto5105315483615340806 estamos precisando, de fato, desses encontros mesmo que um tanto formal, mas que traga a oportunidade de nos abrir fortalecendo nossa união. Eu acho que o evento só veio a nos beneficiar enquanto ser humano porque muitas vezes a gente se envolve muito com os afazeres, pensamos muito em números e resultados, mas nesses momentos são abertas essas oportunidades de colocar nossa aparência humana”, ressalta Márcio. A psicóloga do Campus acredita que a integração promovida pelo encontro online auxilia na saúde mental da equipe. “Melhora o clima organizacional na medida em que além de você ter uma boa relação para execução das tarefas e atividades entre os membros da equipe, também permite que outros laços sejam alimentados mesmo numa situação difícil, como é o momento atual”, explica Giceli.

cafed3A avaliação feita pelos servidores é positiva. Daniela Andrade é Coordenadora de Registro Escolar (CRE) setor que atua diretamente no atendimento ao aluno. Para ela, essa iniciativa tem sido muito importante, “especialmente nesse momento de pandemia que estamos atravessando, tendo em vista que conecta toda a equipe, já que não trabalhamos diretamente com todos, então o contato não é frequente. Além de deixar os servidores a par do que cada setor vem desenvolvendo em prol da Instituição”, opina a servidora.

Para Raquel Nominato, professora do Curso Técnico em Comércio, a convivência interpessoal é um ponto chave para osIMG 20210303 WA0068 bons resultados da equipe, principalmente para manter o ambiente harmônico, saudável e organizado. “No meu ponto de vista é muito importante investir em interação entre os servidores, mensurar a satisfação em relação ao clima organizacional, incentivar o desenvolvimento de talentos com campanhas de valorização e oferecer sempre um feedback em relação ao trabalho que está sendo realizado”, explica. Para a professora, o Café com o Diretor demonstra a preocupação de uma gestão transparente com a equipe. “É um momento de interação, descontração e esclarecimentos, isso mostra uma gestão transparente e preocupada com a equipe de um modo geral”. Em setembro de 2020, a professora ministrou uma palestra compartilhando com os colegas sua experiência com a síndrome de Burnout. “Participar destes momentos é gratificante, pois expomos nossos medos, anseios e fragilidades, conversamos de forma descontraída sem deixar a seriedade e as obrigações de lado, proporcionar essa vivência mesmo distante, no ambiente remoto, é fundamental. Nos motiva e nos mostra importantes, cada um no seu setor, com suas peculiaridades, mas somando e construindo sonhos de tantos outros, que são os nossos alunos”, encerra.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57