Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > IFS Tobias Barreto oferta Curso de Letramento para pessoas surdas

IFS Tobias Barreto oferta Curso de Letramento para pessoas surdas

Criado: Terça, 11 de Mai de 2021, 17h30 | Publicado: Terça, 11 de Mai de 2021, 17h30 | Última atualização em Terça, 11 de Mai de 2021, 17h32

O projeto desenvolvido em parceria com o IPAESE objetiva facilitar o uso social da escrita

Campus Tobias Barreto letramento para surdos Redes sociais siteO Campus Tobias Barreto do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em parceria com o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE), está ofertando o curso de letramento para surdos a partir de gêneros textuais. O curso tem como público alvo pessoas surdas a partir dos 15 anos de idade, com pouca ou nenhuma fluência em Língua Portuguesa, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via SisPubli até o dia 17 de maio.

O curso tem o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem de alunos surdos com o uso social da escrita, aproximando os diferentes contextos abordados à sua realidade, otimizando o acesso dos surdos ao português escrito com consequente aproximação ao mercado de trabalho. A proposta do projeto foi desenvolvida pela Professora Wanusa Campos do Curso Técnico em Comércio do Campus Tobias Barreto. Segundo ela, a ideia de desenvolver o projeto surgiu a partir das experiências cotidianas em sala de aula com estudantes surdos bem como das trocas realizadas com professores, intérpretes de libras e setores pedagógicos. “Como objetivo queremos fazer com que o aluno compreenda melhor os contextos das aulas, do contexto político e social. Nossa pretensão é a de que o aluno adquira uma boa noção de leitura e escrita do portguês, isso já vai ser um despertar para que ele consiga interpretar com mais facilidades alguns contextos”, explica Wanusa.

As aulas serão ministradas pela professora voluntária Elaine Santos Dute e pelas intérpretes de Libras voluntárias Joseneide Nunes e Maísa Viana. Os encontros acontecerão via Google Meet, às terças e quintas-feiras das 14:00 às 16:00 a partir do dia 18/05.

Para realizar sua inscrição siga o passo a passo abaixo:

1️. Efetue login no SisPubli ou faça o seu cadastro no sistema: http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/login
2️. Clique no botão "Inscrição Evento" ou no ícone "Eventos"
3️. Procure pelo evento "CAPSUR - Curso de Letramento para Surdos a partir de Gêneros Textuais 2021"
4️. Acesse o evento clicando em seu nome
5️. Clique em "Inscreva-se"