Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Aulão Interdisciplinar reuniu professores e alunos na Praça Fausto Cardoso
PRÁTICA

Aulão Interdisciplinar reuniu professores e alunos na Praça Fausto Cardoso

Criado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 18h15 | Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 18h15 | Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2022, 09h34

A ação proposta pelas disciplinas teve como objetivo apresentar valores e características da arquitetura renascentista na configuração urbana de Aracaju

Por Marineide Bonfim

aulao interdisciplinar credito aluna maria luiza 2Os alunos do 2º ano do curso técnico em Edificações, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, tiveram uma aula diferente na tarde de segunda-feira (25). Na praça Fausto Cardoso, centro da capital sergipana, os estudantes participaram de uma atividade para conhecer a história da praça e dos seus elementos patrimoniais, palácios e os estilos arquitetônicos do local. O Aulão Interdisciplinar envolveu as disciplinas Desenho Assistido por Computador, História II, Língua Inglesa II e Filosofia.

A Ideia foi proposta pelo professor de História, Amâncio Carodoso, da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e os docentes aceitaram o desafio. Cada um usou sua disciplina para fazer uma explicação técnica do local. A professora e coordenadora do curso de Edificações (COED-Integrado), Karinne Santiago, falou sobre aspectos arquitetônicos e patrimoniais, descreveu geometria, materiais que estão presentes na praça, além dos estilos da arquitetura.

Na aula de História, o professor Amâncio Cardoso apresentou e debateu com os alunos sobre a presença de elementos da arquitetura neoclássica em algumas edificações e equipamentos urbanos do centro histórico de Aracaju, trazidos pela Missão Italiana em 1920, durante as comemorações do Centenário de Emancipação Política de Sergipe.

aulao interdisciplinar foto profa karinne santiago 3O professor Flaviano Fonsêca abordou aspectos da Filosofia, dos pensadores, dos filósofos que trabalhavam com os temas relacionados a arquitetura do local e a professora de Inglês, Alzivane Santos Marins, trouxe uma atividade prática de língua inglesa relacionada à história da praça. A atividade contou também com a participação da professora do curso de Edificações, Bruna Fortes Santos, arquiteta com especialização em Gestão Ambiental.

Essa atividade teve como objetivo apresentar valores e características da arquitetura renascentista na configuração urbana de nossa capital. A coordenadora de Edificações, professora Karinne Santiago, afirma que a ação permitiu que os alunos comparassem os assuntos teóricos debatidos em sala, tais como os valores e características do Renascimento Científico e Cultural dos séculos XVI-XVII, com a realidade observada durante a visita técnica interdisciplinar, ampliando assim o nível de compreensão do conteúdo estudado.

aulao interdisciplinar foto profa karinne santiago 1Karinne explica que o Aulão Interdisciplinar representa um dos métodos para a realização de Projetos Integradores, que visa sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes dentro da sala de aula durante o desenvolvimento do curso, como também, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais. “A praça Fausto Cardoso representa um ícone da história da Cidade de Aracaju, é o coração da capital e tem um riquíssimo patrimônio a ser conhecido, explorado e valorizado. Trazer os estudantes do IFS para mais perto do patrimônio histórico e artístico local é plantar uma semente de conscientização para a posterior valorização, a fim de que as futuras gerações possam ajudar a conservar e não destruir este centro histórico”.