Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Professores apresentam pesquisa em evento internacional
CAMPUS ARACAJU

Professores apresentam pesquisa em evento internacional

Criado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 07h48 | Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 07h48 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 07h48

Conferência é destinada a pesquisadores e cientistas de todas as partes do mundo

20161214 122850 b 800x600Os professores Artur Gomes de Oliveira, da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais, Gilberto Fontes da Silva, da Coordenadoria de Edificações e Astrogildo Vieira de Jesus Filho, da Coordenadoria de Ciências Naturais, além da egressa do curso de Turismo do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, professora Odéssia Fernanda Gomes de Assis, participam da Quaesti, 4ª Conferência Virtual Multidisciplinar que teve início nesta segunda, dia 12, e se estenderá até amanhã.

O grupo apresenta o trabalho “Percepções de desenvolvimento sustentável em locais em que o turismo é a principal atividade econômica” (PerceptionsofSustainableDevelopment in PlaceswhereTourismis the mainEconomicActivity), que tem como objeto de estudo a localidade de Morro de São Paulo, no estado da Bahia.

De acordo com Artur Gomes, a pesquisa tem como base a estreita relação entre turismo e desenvolvimento sustentável, principalmente em locais onde os habitantes têm no turismo sua principal fonte de renda. “Como objetivo geral foi estabelecido identificar se o modelo de desenvolvimento sustentável sugerido pelo economista Amartya Sen, que tem como base a liberdade, estaria sendo aplicado na localidade pesquisada”, destaca.

Ele explica que, utilizando-se esse modelo foi efetuada uma pesquisa no local e os dados foram submetidos a tratamento com o software Statistical Package for Social Science – SPSS. Como resultado, não foi identificado o modelo de desenvolvimento sustentável de Sen no local pesquisado.

“Embora os dados socioeconômicos não indicassem qualquer comprometimento ao desenvolvimento sustentável, foi identificado um aumento no índice de Gini (coeficiente criado pelo matemático Conrado Gini para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo), indicando maior concentração de renda no local, o que, no futuro, pode vir a causar reflexos na dimensão social e ambiental do local pesquisado, impedindo uma situação de sustentabilidade”, analisa o professor doutor.

Resultados

Segundo Artur, os resultados são muito próximos àqueles encontrados para Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, que também tem no turismo sua principal fonte de renda. Estudos futuros da equipe pretendem identificar se esta é uma característica comum a localidades com contextos similares.

A maior contribuição do escritor e economista Amartya Kumar Sem é mostrar que o desenvolvimento de um país está essencialmente ligado às oportunidades oferecidas à população para fazer escolhas e exercer sua cidadania.

A Quaesti é um evento mundial destinado a pesquisadores e cientistas de todas as partes do mundo, e, este ano, voltou-se especialmente a estudantes e jovens pesquisadores com o objetivo de motivá-los a apresentar seus trabalhos e, por meio dos comentários e contribuições de pesquisadores mais experientes, desenvolver seus trabalhos e iniciar outros, fazendo com que os jovens pesquisadores tenham suas primeiras e importantes experiências no mundo da pesquisa.

O professor da CCHS, Artur Gomes, e a egressa do curso de Turismo do IFS, professora Odéssia Fernanda, fazem parte do comitê Científico da conferência mundial.