Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Pela terceira vez, Campus Aracaju conquista o 1º lugar na seleção de Mestrado em Química da UFS
PÓS-GRADUAÇÃO

Criado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 12h27 | Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 12h27 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 12h29

Desempenho dos alunos na seleção para ingresso na pós-graduação destaca qualidade do Curso de Licenciatura em Química do IFS

DSC01303 b 800x600Está cada vez mais concorrido o processo para ingresso na pós-graduação, por isso, o aluno do último período de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, Johnattas de Carvalho Carregosa, 22, ainda comemora o 1º lugar conquistado na última seleção de Mestrado do Programa em Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Sergipe. A prova do Edital PPGQ 03/2016, realizada em novembro, teve o resultado divulgado no dia 02 de dezembro. As aulas do mestrado começam em março de 2017.

Essa é a terceira vez que um aluno de Licenciatura em Química do IFS conquista o primeiro lugar na seleção de mestrado do Programa em Pós-Graduação em Química da UFS. Paula de Cássia da Silva Andrade e Alan Deivid dos Santos Guimarães também obtiveram a primeira colocação nos processos de 2016.1 e 2016.2, respectivamente.

“Ao longo desses quase quatro anos, a licenciatura me preparou para seguir a vida acadêmica. Diversas vezes cheguei à sala de aula com perguntas e trazendo questões de provas de processos seletivos para o mestrado, e os professores me orientavam, compartilhavam conhecimentos. A qualidade do curso e o auxílio que recebi dos professores, especialmente, das grandes áreas da Química: orgânica, inorgânica, analítica e físico-química, fizeram a diferença”, revela Johnattas, que concluirá a licenciatura em fevereiro.

O aluno ingressou no Campus Aracaju em 2013, estimulado pelo desempenho da irmã, Ingred Suellen de Carvalho Carregosa, que após concluir a licenciatura no IFS em 2014, foi aprovada para o Mestrado de Química da UFS. “Chequei aqui decidido a construir uma carreira acadêmica. Desde o início os professores sabiam desse sonho e me apoiaram”, afirma.

A ex-aluna Ingred concluiu recentemente o mestrado e foi aprovada em 1º lugar para o doutorado em Química na UFS. O coordenador do Curso de Licenciatura em Química, professor doutor Francisco Luiz Gumes Lopes, atribui o sucesso dos alunos à qualidade do curso e de seu corpo docente. “Parabéns, também, aos docentes do curso que contribuíram para estes resultados”, disse.

Somente em março, o aluno Jhonattas inicia as aulas do mestrado, mas ele já planeja ingressar futuramente no doutorado e sonha ser aprovado em concurso público para professor efetivo e retornar ao IFS; dessa vez, como docente.

O curso de Licenciatura em Química iniciou suas atividades em 2009, e na última avaliação do Ministério da Educação recebeu nota 4, numa escala de 1 a 5. O corpo docente é formado por oito doutores e três mestres.

(Fotos: Luiz Eduardo Carvalho)