Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Aluno de Engenharia Civil é finalista do prêmio “Jovem Geotécnico” de Portugal

Aluno de Engenharia Civil é finalista do prêmio “Jovem Geotécnico” de Portugal

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Terça, 21 de Junho de 2016, 10h48 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

wilson ramos 1O estudante do 8º período do curso superior em Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, Wilson Ramos Aragão Júnior, está nesse momento em Portugal, onde participa do 15º Congresso Nacional de Geotecnia e o 8º Congresso Luso Brasileiro de Geotecnia.

wilson ramos 3Wilson é um dos finalistas do prêmio “Jovem Geotécnico”, oferecido pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), em virtude da boa aceitação no meio científico da pesquisa intitulada “Análise Do Comportamento de Misturas De Solo e Agregados de Resíduos Sólidos em Aracaju – SE”.

A apresentação do seu trabalho científico aconteceu nessa segunda-feira, 20, e o artigo do aluno foi bem reconhecido. O resultado do prêmio “Jovem Geotécnico” será divulgado amanhã. Wilson concorre com alunos de mestrado e doutorado de instituições brasileiras e portuguesas. Além de certificado, o vencedor receberá 1000 euros.

DSCN4027 b 800x600O IFS Campus Aracaju teve dois trabalhos científicos aprovados para apresentação nesses congressos, que acontecem na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto até quinta-feira, dia 23. O outro artigo, “Análise do Comportamento de Misturas de Solo e Fibras Naturais”, é da aluna Amanda Santos Gomes Costa do 6º período de Engenharia Civil.

As pesquisas desenvolvidas pelos alunos sob a orientação da professora do curso, Emiliana Rezende Guedes, tiveram como objetivo principal analisar o comportamento do solo quando misturado a materiais alternativos como o bagaço da cana-de-açucar e o agregado reciclado de resíduos da construção. Os resultados destes trabalhos servirão como base para uma análise de viabilidade de uso desses materiais em obras geotécnicas como as de fundações, estruturas de contenção, pavimentação e outras.

O congresso reúne, na cidade do Porto, profissionais, pesquisadores e estudantes da comunidade geotécnica brasileira e portuguesa, entre eles geólogos, engenheiros civis e engenheiros de minas.

Expectativa

No Instituto Federal de Sergipe, a professora Emiliana Rezende lidera o Grupo de pesquisa “Geotecnia”, desde 2012. Foi ela quem enviou os dois trabalhos para o evento, e comemora o aceite dos artigos científicos resultantes de projetos de pesquisa fomentados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão – Propex e desenvolvidos com alunos do curso de Engenharia Civil do Campus Aracaju.

wilson ramos 2“Espera-se com a participação dos alunos não só um aprimoramento científico como também uma atualização profissional, já que os trabalhos tinham como fundamento a utilização de novas técnicas na construção civil”, afirma professora Emiliana Rezende Guedes, que ministra as disciplinas de Mecânica dos Solos e Fundações.

Ela destaca ainda que o evento é de extrema importância para a partilha de conhecimentos na área de Geotecnia tão presentes nos desafios sociais da atualidade.

“Agradecemos à Propex no que se refere ao fomento dado à pesquisa através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão Tecnológico (Pibex), como também à direção do Campus Aracaju, na pessoa do diretor-geral Elber Gama, pois sem este apoio não seria possível o aluno Wilson Ramos representar o IFS no evento como também apresentar o seu trabalho finalista ao prêmio “Jovem Geotécnico”, disse.

Clique aqui para acessar a matéria em Libras