Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos de Saneamento Ambiental visitam município de Delmiro Gouveia

Alunos de Saneamento Ambiental visitam município de Delmiro Gouveia

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2013, 13h40 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

Março foi um mês produtivo para os estudantes e egressos do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju. Acompanhados do professor Jorge Sotero, eles participaram durante dois dias de reuniões, visitas técnicas e audiência no Município de Delmiro Gouveia/AL. A equipe esteve reunida com o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, engenheiro civil José Carlos Guarabira, demais gestores e empreendedores da região do sertão de Alagoas. Na ocasião foram tratados assuntos relativos ao saneamento ambiental e à gestão dos resíduos sólidos e hídricos da região.

VISITA TÉCNICA2Com relação ao saneamento ambiental, foram discutidos os Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB/(Fundação Nacional de Saúde (Funasa) da cidade, bem como a cobertura do esgotamento sanitário atual, que segundo o secretário Guarabira é de 93%, e os novos investimentos, como os programas de revitalização da bacia do São Francisco da Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, para implantação de redes coletoras e estações de tratamento de esgotos. De acordo com o professor Sotero, foram abordados também tópicos polêmicos como a taxa de esgoto no município e seus respectivos impactos sociais e ambientais, bem como os valores e percentuais a serem cobrados.

Em Delmiro Gouveia, o grupo visitou o saneamento ambiental da sede do município - sistemas de água, esgoto drenagem e resíduos sólidos. Os estudantes tiveram a oportunidade de debater e opinar sobre os aspectos relacionados à gestão dos resíduos sólidos da cidade a exemplo da consolidação de um consórcio com a participação de outros municípios e da associação local de catadores; construção do aterro sanitário; usina de processamento de lixo, e as relações institucionais e as dificuldades entre os ministérios do Meio Ambiente e da Integração, a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas e a secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Canal Sertão Alagoano

O professor Jorge Sotero destaca como ponto importante dessa viagem, a visita ao Projeto de Usos Múltiplos – Canal Sertão Alagoano, a maior obra de infraestrutura de Alagoas e uma das maiores obras hídricas do Nordeste, segundo dados do Ministério Integração e a Secretaria de Infraestrutura de Alagoas. O canal contempla projetos de irrigação e abastecimento humano que irá garantir o suprimento hídrico dos perímetros irrigados dos municípios de Delmiro Gouveia , Asa Branca e Pariconha.

Na visita técnica, realizadas nos dias 22 e 23 de março, foi constatado uma das primeiras derivações para irrigação das culturas da região e para o enchimento de barragem de um empreendimento privado. O primeiro trecho do Canal Sertão Alagoano irá beneficiar mais de 500 agricultores. Com 250 quilômetros de extensão, o canal, quando finalizado, beneficiará, segundo o governo, 1 milhão de pessoas.

VISITA TÉCNICA1 VISITA TÉCNICA5 VISITA TÉCNICA