Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos de Gestão de Turismo realizam microestágio na Bahia
microestágio

Alunos de Gestão de Turismo realizam microestágio na Bahia

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 17h31 | Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 17h31 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 17h45

O objetivo foi promover a interdisciplinaridade por meio da relação do estudante com o espaço real de trabalho e contribuir para a sua formação a partir da análise do turismo, seus equipamentos, impactos, teorias e estruturas.

TURISMO MIRELA 2Alunos do 2º, 3º e 4º períodos do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, realizaram viagem de micro estágio ao Estado da Bahia, entre os dias 01 e 04 fevereiro, sob a orientação dos professores Mirela Araújo, Cláudio Braghini, Cristiane Picanço, Gabriela Nicolau e Amâncio Cardoso.

A visita técnica compôs dois momentos: no primeiro percurso, o grupo visitou o Complexo Costa do Sauípe, o Hostel Praia do Forte, da rede Hosteling International, o Projeto Tamar e, o Castelo Garcia D’Ávila, ambos em Praia do Forte.

Em Salvador, alunos e professores participaram de um citytour panorâmico guiado pela orla da cidade e, em seguida, assistiram a uma palestra no Hotel Bahiamar, proferida por Jorge Ávila, Superintendente de Operações Turísticas/Bahiatursa - empresa da Secretaria de Turismo da Bahia, sobre a política pública baiana para o Turismo. Após as reflexões acerca da relação entre turismo e políticas públicas, o grupo realizou visita guiada ao Centro Histórico de Salvador.

TURISMO MIRELANo segundo momento do microestágio, a turma visitou o Eco Parque Sauípe, no município da Mata de São João para conhecer o empreendimento socioambiental situado numa Área de Preservação Ambiental (APA), seguido de recepção por representantes da Associação de Moradores e Amigos da Vila Sauípe. Na oportunidade, após almoço servido pela comunidade, alunos e professores participaram de mais um momento de reflexão com Thaís Paz, Erivaldo Simões, representantes daquela associação e, Jair Bispo, vereador de Mata de São João.

Os três apresentaram reivindicações da comunidade com vistas ao desenvolvimento da atividade turística na Vila de Sauípe. O grupo foi acompanhado, também, por Carlos Teixeira, assessor operacional do Resort Costa do Sauípe e Álvaro Fontes, proprietário do Eco Parque Sauípe.

Avaliação do microestágio

Os professores e alunos que participaram da visita ao estado da Bahia avaliaram que o evento foi proveitoso e, a aprendizagem se deu por meio da relação entre a prática das visitas e as teorias estudadas em sala de aula, como também da interação entre alunos, professores, comunidades visitadas, profissionais do turismo, agentes públicos e privados. Eles destacaram e agradeceram o apoio do IFS para a realização dessa atividade didático-pedagógica.

Nessa perspectiva, o microestágio contribuiu para a compreensão dos alunos quanto a atividade turística, seus equipamentos (meios de hospedagem, restaurantes, parques), projetos, instituições e práticas de gestão realizadas naquele estado.

O deslocamento toma como base o artigo XIV do Programa Nacional do Turismo - Lei 11.771/08, que ratifica a importância em “promover a formação, o aperfeiçoamento, a qualificação e a capacitação de recursos humanos para a área do turismo, bem como a implementação de políticas que viabilizem a colocação profissional no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Mirela Araújo.