Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Mestrado profissional (ProfEPT) tem quase 600 candidatos inscritos para o IFS

Mestrado profissional (ProfEPT) tem quase 600 candidatos inscritos para o IFS

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 08h37 | Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 08h37 | Última atualização em Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 10h33

A informação foi divulgada na última sexta-feira pelo coordenador acadêmico local durante seminário de divulgação do mestrado. Inscrições continuam abertas até o dia 10 de março

IMG 20170217 085936468Servidores do Campus Aracaju estiveram reunidos na manhã da última sexta-feira, dia 17, com o coordenador acadêmico local do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, professor Igor Adriano de Oliveira Reis, para acompanhar a apresentação das informações relacionadas ao (ProfEPT). O seminário de divulgação atraiu também diversos profissionais da comunidade externa, interessados em participar do exame nacional de acesso que será aplicado no dia 9 de abril. O clima era de expectativa.

Na reunião foram apresentados detalhes da organização e gestão do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que lançou em janeiro o primeiro edital do curso de mestrado profissional, a ser ofertado em rede por 18 instituições associadas no Brasil. São 401 vagas na modalidade semipresencial, sendo metade reservada a servidores de Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II.IMG 20170217 085902267

O Campus Aracaju - que funcionará como o polo do IFS- oferta 22 vagas para o mestrado profissional, sendo metade reservada para servidores do Instituto Federal de Sergipe. Até sexta- feira, dia 17/02, tinham 505 candidatos inscritos concorrendo a uma das 11 vagas disponibilizadas para a comunidade externa e, 78 servidores inscritos. A taxa é de R$ 70 e será paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). As inscrições começaram no dia 8 de fevereiro e vão até 10 de março, no site: https://profept.selecao.net.br/ . Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o ProfEPT é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Após a apresentação feita pelo professor Igor Adriano de Oliveira Reis, foi aberto espaço para o debate. Entre os assuntos discutidos, as características do mestrado profissional, linhas de pesquisa, disciplinas eletivas e obrigatórias, corpo docente, público alvo, referências bibliográficas e o exame nacional de acesso. “Pensamos esse seminário como um momento para os candidatos tirarem suas dúvidas”, afirma o coordenador acadêmico local.

IMG 20170217 094721966Durante o seminário, ele anunciou também a realização de um curso preparatório, em forma de oficina, para os candidatos inscritos no exame nacional de acesso ao mestrado.

O curso

A iniciativa é do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica -NEPEPT , que funciona desde 2009 no Instituto Federal de Sergipe, e visa contribuir com a formação dos candidatos. O curso é gratuito e serão ofertadas 30 vagas, sendo 20 vagas para servidores do Instituto Federal de Sergipe e 10 para a comunidade externa. As inscrições serão feitas por meio do Sistema de Publicações do IFS nos dias 13, 14 e 15 de março. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Membro e líder do Núcleo de Pesquisa, o professor mestre José Adelmo Menezes de Oliveira esteve no seminário de divulgação do mestrado e explicou a respeito da proposta da oficina. “Debateremos cada um dos seis textos indicados no edital 01/2017 - Rede Federal. Teremos uma oficina de elaboração de texto de prova discursiva e ainda faremos um simulado com questões objetivas e com prova discursiva. O objetivo principal é potencializar a formação dos candidatos para que eles sejam aprovados no processo seletivo”, declarou Adelmo. A meta do grupo é aprovar 80% dos participantes da oficina.

IMG 20170217 090018440O curso, ministrado por professores do IFS e da Universidade Federal de Sergipe com mestrado e doutorado em Educação, será realizado no período de 20 de março a 6 de abril, das 14h às 18 h, na Sala 40D (Extensão), no Campus Aracaju, e terá carga horária de 32 horas. Os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% terão direito a certificado.

Professor Oswaldo Mendonça, servidor do IFS – Campus Aracaju, participou do seminário e avaliou que o encontro foi esclarecedor. “Agora  conhecemos a formatação do mestrado e até as opções de tentar melhorar esse processo seletivo”, disse.

Reunião nacional

No período de 7 a 10 de março, o coordenador acadêmico local, Igor Adriano de Oliveira Reis, participará no Instituto Federal de São Paulo de uma reunião ampla com todas as instituições associadas, quando serão debatidas questões relacionadas ao exame nacional de acesso, que será aplicado no dia 9 de abril, e contará com 30 questões objetivas e uma prova discursiva.