Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Servidores e colaboradores receberam treinamento de prevenção e combate a incêndio
TREINAMENTO

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 13h30 | Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 13h30

Um dos objetivos do evento é treinar o maior número possível de servidores do IFS, a fim de trabalhar com fundamentos na prevenção e preparo para eventuais necessidades em caso de princípio de incêndio e, as aulas do dia 25 se configuraram como primeira etapa do treinamento

treinamento extintor 01O treinamento se traduz no uso correto dos extintores, com aulas teóricas e práticas. No dia 25 de maio, servidores técnicos administrativos e colaboradores terceirizados do Instituto Federal de Sergipe receberam aulas teóricas e práticas em treinamento para uso de extintores de incêndio. O evento foi promovido pela Direção Geral (DG) e Diretoria de administração do campus Aracaju (DADM), em parceria com a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) do IFS As aulas foram ministradas pelo técnico de segurança no trabalho, Itelmo Santos de Góis, lotado naquela pró-reitoria.

Um dos objetivos do treinamento foi transmitir e relembrar conhecimentos teóricos e práticos aos servidores e colaboradores terceirizados de como agir em caso de princípio de incêndio, com vistas a utilizar corretamente os equipamentos de combate a incêndio. No treinamento, o instrutor Itelmo Góis abordou técnicas de uso sobre os principais tipos de extintores utilizados no campus Aracaju, como o de Água Pressurizada, CO2 e Pó Químico.

Avaliação e perspectivas

EXTINTOR FOTO 1O instrutor do treinamento, técnico de segurança no trabalho, Itelmo Góis, salientou alguns pontos positivos para esse tipo de treinamento. Para ele, “o conhecimento básico teórico e prático de como agir em caso de princípios de incêndio é de fundamental importância para discentes, docentes e técnicos administrativos, bem como para o pessoal terceirizado que desenvolve atividades em nossos campi. Isso poderá nos trazer diversos benefícios, tais como: minimizar os estragos materiais e estruturais que podem ser causados pelo fogo, evitar um deslocamento desnecessário do Corpo de Bombeiros para uma situação facilmente controlável, caso tenhamos pessoas que possuam esses conhecimentos e, principalmente, salvar vidas”, finalizou.

Ao falar sobre a segurança, pontuou que o “dever dos profissionais da área de Segurança no Trabalho é disseminar os conhecimentos técnicos, objetivando a melhorias das condições laborais dos servidores. Sinto-me lisonjeado em poder compartilhar conhecimentos que poderão salvar vidas”, concluiu. Itelmo também considerou a parceria da direção e administração do campus Aracaju com a PRODIN, como uma ação importante

Segundo o diretor de administração, Ider de Santana Santos, para o primeiro treinamento realizado em 2017, foram convocados inicialmente profissionais de setores considerados estratégicos do ponto de vista de prevenção e combate a eventuais riscos de incêndio, a exemplo da Biblioteca, Arquivo, Almoxarifado, Manutenção (Subestação) e outras áreas Administrativas.

Para Ider de Santana, “a importância em preparar as pessoas para o uso correto do extintor de incêndio, está relacionada à autoconfiança do servidor em adquirir a autonomia e agir de maneira proativa, num caso concreto de princípio de incêndio e, ao conhecer os procedimentos a serem adotados, pode contribuir na direção de uma ação correta possível de evitar um desastre em grandes proporções” e, enfatizou a relevância da pareceria institucional para a promoção do evento. Acrescentou que outros treinamentos serão programados entre a direção geral e diretoria de administração do campus Aracaju, em pareceria com a PRODIN.

Nas considerações do diretor geral do campus Aracaju, professor Elber Ribeiro Gama, a “realização de atividades de treinamento para prevenção e combate a incêndio é de extrema relevância para nossa rotina de trabalho, notadamente pelo objetivo precípuo de evitar acidentes e buscar garantir que possamos adotar uma postura mais segura em caso de incêndio. Embora não saibamos quando um problema dessa ordem possa acontecer, é fundamental que estejamos preparados para agir e evacuar o local com segurança”, finalizou.