Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Debate sobre educação e trabalho será aberto nesta quinta, 13

Debate sobre educação e trabalho será aberto nesta quinta, 13

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 11 de Julho de 2017, 16h42 | Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 16h42 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2017, 12h42

Durante dois dias, alunos, professores, profissionais e empresários vão discutir desafios da formação acadêmica para o mercado de trabalho

Arcos da OrlaA Coordenadoria de Turismo e o Escritório Modelo Turismo do Instituto Federal de Sergipe abrem nesta quinta-feira, 13, discussão sobre a formação acadêmica, oportunidades de trabalho e exigência do trade turístico regional para absorção de egressos na área de turismo. O III Ciclo de Debate e Trabalho será aberto às 8h na sala 1-S no Campus Aracaju. A atividade é aberta aos estudantes e docentes do IFS dos cursos técnicos e de graduação da área.

A mesa-redonda sobre turismo, eventos e negócios será a primeira atividade do dia e terá participação da coordenadora de Captação de Eventos do Aracaju Convention & Visitors Bureau, Fabiana Almeida, do coach educacional, Anderson Gois e da professora mestre Cristiane Picanço, da Coordenadoria de Turismo do Campus Aracaju, que atuará como moderadora. Após o debate, às 11, será aberta a exposição fotográfica “Atalaia Ontem e Hoje”, organizada pelos professores do IFS, Amâncio Cardoso e Joyce Pinto.

O debate prossegue à noite, a partir das 19h30, com a apresentação de duas mesas-redondas. A primeira, que acontecerá na sala 1-S, terá como tema “História, Turismo e Trabalho”, com a presidente do Sindicato dos Guias e Turismo do Estado se Sergipe - Singtur, Érica Ribeiro, e do professor dmarca foto andre moreira1o Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Francisco José Alves, doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como moderador o professor mestre Amâncio Cardoso.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE), Daniela Mesquita e os empresários Rogério Brandão (AjuHostel) e Jairo de carvalho Filho ( Real Classic Hotel) falarão sobre “O perfil do profissional da hotelaria na atualidade”, tema da segunda mesa-redonda, na sala 2-S, que terá como moderadora a professora mestre Mirela Araújo (IFS).

Segundo dia

Na sexta-feira, 14, a programação será aberta com relatos de experiências no turismo, com os proprietários das agências de viagem Dayse Klésia dos Santos (Flytour), Alisson Sabino (Quality) e o professor doutor do IFS, Jaime Barros, como moderador. A atividade acontecerá na sala 1-S, a partir das 8h, para alunos da graduação em Gestão de Turismo.

Também serão realizadas três oficinas na manhã do segundo dia do evento: gastronomia/bolo de pote e caneca, no laboratório A/B do Campus Aracaju, ministrada pela gastrônoma Isabelle Brito; arte, paisagem e cidade, com a arquiteta e paisagista Lícia Cotrim, na Orla da Atalaia, nas imediações do oceanário; e lazer e recreação, na sala 2-S do campus, com o recreador Williams Luiz dos Santos.

Orla por do solA partir das 19h, na sala 1-S, os empresários Tiago Augusto Inácio dos Santos (Sergipe Viagens), Max Sandro Menezes (Max tur cicloturismo) e o jornalista Sílvio Oliveira, responsável pela fan page Tô no Mundo e escreve sobre turismo para o Portal Infonet desde 2009, farão relatos de experiência para alunos do curso de Turismo. O moderador será o professor do IFS, Carlos Cunha.

Já na sala 2-S, as gestoras da rede hoteleira Evelyn Tavares Rodrigues (Go Inn) e Milleise Alves (Radisson) participam de relatos de experiência, tendo como moderadora a professora Mirela Araújo, para os alunos do curso de Hospedagem. O evento será encerrado com a realização de duas oficinas: gastronomia/cozinha regional, no laboratório A e B, com a gastrônoma Ana Lúcia Nascimento Dias; e Maquiagem com Lícia Arianny Barreto, no laboratório de Hospedagem.

Importância

Também participam da organização do III Ciclo de Debate de Educação e Trabalho os graduandos do 4º período em Gestão de Turismo e os alunos do 4º período da turma de Gestão de Eventos. De acordo com a coordenadora do Escritório Modelo de Turismo, professora doutora Letícia Bianca Barros de Moraes Lima, o evento tem a perspectiva de aproximar docentes e estudantes com o mercado de trabalho.

“Queremos ouvir e entender as expectativas desse mercado, além de expor as possibilidades de atuação dos profissionais e instituições dos diversos segmentos do turismo com o Instituto Federal de Sergipe”, afirma. O encontro busca ainda o fortalecimento do papel do IFS como instituição de educação profissional e tecnológica, promovendo a interlocução com o mercado, no sentido de aprender as dinâmicas das relações e da organização do trabalho nessa área.